As oncinhas têm cerca de 8 meses de idade; assista ao passeio.
Dois novos filhotes de onça-pintada foram registrados no Parque Nacional do Iguaçu pelo Projeto Onças do Iguaçu, que atua na conservação do felino na unidade de proteção. O vídeo do passeio das oncinhas foi divulgado nessa terça-feira, 20.
Os filhotes têm cerca de 8 meses de idade, estima a equipe técnica do projeto, e ainda não foi possível identificar o sexo deles nem a mãe. Geralmente, as oncinhas permanecem sob os cuidados maternos até perto de completarem 2 anos de vida.
Assista:
“Os filhotinhos estão fortes e aparentemente saudáveis”, afirma a equipe técnica do Projeto Onças do Iguaçu, que aumentou o número de armadilhas fotográficas na região onde eles foram avistados. O objetivo é “tentar novos registros, identificar a mãe e também monitorar as novas oncinhas”.
O Parque Nacional do Iguaçu é considerado um refúgio para as onças-pintadas e uma das áreas mais importantes para a sua sobrevivência. A população do felino na unidade de conservação está crescendo, estimada por censos periódicos que indicam (*):
2009: 9 a 11 onças;
2016: 22 onças; e
2018: 28 onças.
Em toda a Mata Atlântica, estima-se existir de 250 e 300 onças-pintadas. Nesse bioma, a espécie é considerada criticamente ameaçada. Onde há a incidência desse animal, o indicativo é o de que as condições de conservação da biodiversidade são favoráveis.
“A onça-pintada é um predador de topo de cadeia e uma espécie que tem grandes requerimentos de hábitat, portanto é uma indicadora da qualidade dos ambientes onde vive”, explica a bióloga Yara Melo de Barros, coordenadora-executiva do Projeto Onças do Iguaçu.
“A chegada de duas novas oncinhas é uma alegria e mais uma esperança para a conservação da espécie”, destaca. “E sinaliza ainda mais a importância de mantermos a integridade desse parque que as acolhe. Vida longa às novas oncinhas”, completa Yara.
As ações de conservação da onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu remontam aos anos 1990, desenvolvidas pelo pesquisador Peter Crawshaw e pelo Projeto Carnívoros do Iguaçu. Em 2018, foi criado o Projeto Onças do Iguaçu, que trabalha em parceria com o Proyecto Yaguareté, no lado argentino da unidade de conservação compartilhada por Brasil e Argentina.
* Fonte: Projeto Onças do Iguaçu
Comentários estão fechados.