Parque Nacional do Iguaçu: aberta consulta pública para modelo de concessão

Contribuições podem ser enviadas até 27 de maio, por meio de um cadastro na internet.

Contribuições podem ser enviadas até 27 de maio, por meio de um cadastro na internet; acesse-o.

O Ministério do Meio Ambiente informou a abertura, nesta terça-feira, 27, da consulta pública para a proposta de concessão do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). As contribuições da sociedade devem ser enviadas até o dia 27 de maio, por um formulário na internet, disponível em web.bndes.gov.br/pesquisa/index.php/838467.

Com as Cataratas do Iguaçu como a sua principal atração, a unidade de conservação fica no Oeste do Paraná, compartilhada pelo Brasil e Argentina. O parque detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade e mantém ações de proteção dos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul e de espécies ameaçadas, como a onça-pintada.

Segundo o órgão, a estimativa é chegar a cerca de R$ 500 milhões em infraestrutura no parque com o certame. Os investimentos operacionais são estimados em R$ 3,6 bilhões. A agenda de concessões busca “potencializar a visitação nas unidades de conservação em todo país”, realçou o ministério.

No Parque Iguaçu, as propostas deverão ser desenvolvidas em cinco anos, abrangendo, entre outros investimentos na infraestrutura:

– estruturação de novos polos de visitação;

– novo sistema de transporte; e

– trilhas para pedestres e bicicletas.

“As concessões permitem que a iniciativa privada possa investir nos serviços de visitação das unidades de conservação”, aponta o Ministério do Meio Ambiente. As concessionárias devem seguir planos de manejo e outras normas definidas pelo governo, além de realizar serviços de monitoramento, segurança e infraestrutura nos parques.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.