O Parque das Aves será uma das instituições brasileiras que participarão do Dia de Desenhar uma Ave, uma iniciativa global que convida pessoas de todas as idades a expressarem seu apreço e preocupação pelas aves por meio da arte.
A ação – que une arte, conservação e educação – ocorre todo dia 8 de abril e encoraja entusiastas da natureza, artistas amadores e profissionais a compartilharem nas redes sociais suas criações, que tenham como tema principal as aves.
De acordo com a gerente de comunicações do Parque das Aves, Melissa Correa, “o objetivo do Dia de Desenhar uma Ave é aumentar a conscientização sobre a importância da conservação das aves e seus ambientes naturais. Por meio da arte, esperamos inspirar uma conexão mais profunda entre as pessoas e o mundo natural, destacando as belezas e os desafios enfrentados pelas aves em todo o mundo”, explica.
Para participar, as pessoas são encorajadas a observar aves em seus ambientes naturais, em zoológicos, parques e até mesmo em livros ou na internet, e depois retratá-las na forma de desenho ou pintura. Os participantes podem, então, compartilhar seus trabalhos nas redes sociais com a hashtag #desenheumaave2024 e marcar o perfil do Parque das Aves no Instagram, permitindo que pessoas de todo o mundo vejam e apreciem a diversidade e beleza das aves.
Instituições participantes
Além do Parque das Aves, diversas instituições participarão da iniciativa, como o Projeto Charão, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), o Instituto Marcos Daniel e o Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada.
“Cada desenho compartilhado é uma mensagem de esperança e um lembrete da nossa responsabilidade para com o planeta. Junte-se a nós nesta celebração global da arte e da natureza e ajude a espalhar ações de conservação das aves compartilhando sua própria criação de arte nas redes sociais. Vamos juntos fazer deste Dia de Desenhar uma Ave um movimento artístico em prol da conservação”, convida Melissa.
O Parque das Aves
O Parque das Aves, que em 2024 completa 30 anos de existência, foca seus esforços no resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica. Hoje vivem nele mais de 1.400 aves, de 150 espécies, sendo mais de 50% resgatadas de tráfico e maus-tratos. Além disso, o Parque das Aves apoia diversos projetos, estabelecendo parcerias em prol da conservação.
Comentários estão fechados.