Oncinhas do Refúgio de Itaipu têm crescimento monitorado 24 horas

Os dois filhotes de onça-pintada estão no berçário, mas a previsão é de que poderão ser vistas pelo público a partir do fim de janeiro.

As bebês onças-pintadas (Panthera onca) do Refúgio Bela Vista, mantido pela Itaipu Binacional, estão com 4,5 e 4,6 quilos, conforme a última pesagem em 9 de janeiro. Quando nasceram, no último dia 29 de novembro, pesavam pouco mais de 900 gramas cada uma.

As oncinhas estão no berçário, na companhia exclusiva da mãe, e têm o desenvolvimento monitorado 24 horas pelas equipes do espaço ambiental. Os técnicos apenas interagem no horário das refeições, a fim de evitar qualquer contato com elas.

“Por uma questão de segurança, o berçário é monitorado por câmeras 24 horas, então estamos sempre de olho na família”, explica o veterinário da instituição, Pedro Teles. Segundo o profissional, o ganho de peso é um bom sinal de crescimento.

Conforme a Itaipu Binacional, os filhotes também já estão com todos os dentes e, em breve, devem começar a dieta com carne. As duas fêmeas são melânicas, tal qual a mãe, Nena, e ainda não receberam nome; o pai é o macho Valente.

A expectativa é que os filhotes sejam alojados em espaço aberto, à vista do público, até o final de janeiro. “Quando chegar a hora abriremos o acesso ao recinto de visitação, a Nena é quem decidirá o melhor momento de ir e chamar as suas filhotes”, salienta Pedro.

(Com informações da Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.