Saiba como monitorar o descarte irregular de lixo em Foz do Iguaçu

Rede composta por voluntários também acompanha o estado de conservação das áreas prioritárias do Plano Municipal de Mata Atlântica.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Rede de Monitoramento Participativo e o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer estão convidando a população de Foz do Iguaçu para participar da segunda fase dos projetos de monitoramento ambiental na Terra das Cataratas.

Leia também:
Descarte de lixo em espaços públicos é problema recorrente em Foz do Iguaçu

Desenvolvido por voluntários, o trabalho tem dois focos principais: identificar os locais com descarte irregular de lixo e resíduos e acompanhar o estado de conservação das áreas prioritárias do Plano Municipal de Mata Atlântica.


Em vídeo produzido pelo H2FOZ, parceiro na iniciativa, Shirley Barros Felippe, integrante do Observatório Ambiental, explica que o monitoramento dos locais transformados em “lixões” usa um aplicativo gratuito, que pode ser instalado em qualquer celular.

O aplicativo é o Timestamp Camera, que pode ser baixado clicando aqui (Android) ou aqui (iOS). “Se você tirar a foto através dele, ali vai registrar as coordenadas geográficas do local onde está o lixo que você fotografou”, detalha Shirley.

Após fazer a fotografia, basta abrir o formulário (https://bit.ly/monitoramento-ambiental-foz) criado pelo Observatório Ambiental e preencher as informações solicitadas, que vão passar a integrar a base de dados do projeto.

Conservação das matas

Já em relação ao estado de conservação das matas da cidade, Luciana Ribeiro, coordenadora do Observatório Ambiental, conta que o processo para participar é simples.

“Basta aderir ao nosso termo de adesão voluntária e compromisso, de que o seu grupo vai monitorar a área, e depois que você assinar a gente entra em contato com você para marcar um treinamento”, informa.

No próximo dia 17 de agosto, será feita uma jornada de mapeamento simultâneo em toda a cidade, com cada grupo podendo se cadastrar e escolher uma área para mapear.

O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer disponibiliza, em seus canais oficiais, materiais como cartilhas com orientações para o monitoramento. No YouTube, o endereço é o https://www.youtube.com/@observatorioeducadorambien4835.

Instagram:
https://www.instagram.com/obeamv/?igsh=ZDdwYTFuODJqYmUz

Facebook:
https://www.facebook.com/observatoriomoemaviezzer

Site:
https://observatorioamb.wixsite.com/observatorio

E-mail:
obeamv@gmail.com

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.