Itaipu Binacional reinaugurou, na terça-feira (19), o Laboratório de Ictiofauna Mauricio Spagnolo Adames, localizado no Canal da Piracema, na área da usina, em Foz do Iguaçu. O espaço desenvolve pesquisas com a ictiofauna (peixes) da região fronteiriça.
Leia também:
COP 28: Itaipu defende parcerias para o desenvolvimento sustentável
O nome rende homenagem a um engenheiro de pesca e ex-empregado de Itaipu, falecido em fevereiro, que atuou de forma ativa no monitoramento de peixes promovido pela Divisão de Reservatório, além de contribuir com o projeto do laboratório.
Segundo Itaipu, o local ganhou novo design, possibilitando trabalhar melhor o monitoramento da ictiofauna e as análises para identificação dos peixes e a aquicultura, entre outros estudos. A estrutura permite, ainda, fazer reprodução em escala experimental com espécies de interesse econômico.
A cerimônia de reinauguração teve também o lançamento do livro “Peixes da Pesca Profissional no Reservatório de Itaipu”, com a participação de coautores. A publicação, que terá dois mil exemplares distribuídos na região, é fruto de uma parceria entre Itaipu e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Comentários estão fechados.