O setor de Segurança Empresarial de Itaipu, em parceria com a Polícia Federal (PF), Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) e Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), promoveu, na semana passada, uma operação para a retirada de lixo, entulhos e estruturas clandestinas montadas às margens do lago de Itaipu.
Leia também:
Paraguai intercepta carga de maconha no lago de Itaipu
A ação, que aconteceu nos últimos dias 16 e 17, resultou na remoção de aproximadamente dez toneladas de materiais, incluindo recipientes de agrotóxicos, cujo descarte precisa seguir regras específicas de manejo.
De acordo com Itaipu, foram fiscalizados 68 pontos da faixa de proteção do lago em municípios como Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.
Além do lixo e do entulho, houve o desmanche de estruturas montadas irregularmente na área protegida, como acampamentos e cais para acesso às águas do reservatório.
O lago de Itaipu conta com uma faixa de proteção composta por 34 mil hectares de área reflorestada no lado brasileiro, que funciona como um corredor para a biodiversidade e ajuda a evitar a poluição e o assoreamento do trecho represado do Rio Paraná.
Comentários estão fechados.