A usina de Itaipu vai apagar as luzes da Iluminação da Barragem neste sábado, 27, às 20h30, em aderência à Hora do Planeta. Essa é uma iniciativa global da WWF, organização não-governamental, que trabalha para chamar a atenção sobre os impactos provocados pelas mudanças climáticas e criar na população conscientização ambiental sobre o problema.
Tradicionalmente neste horário, milhares de monumentos em todo o mundo se integram ao movimento. Na Itaipu, os 519 refletores e 112 luminárias do atrativo turístico permanecerão apagados até às 21h30. O ato simbólico tem duração de uma hora.
O “apagão” pretende passar uma mensagem de simbiose: o bem–estar do planeta e da humanidade depende um do outro. A ideia é convidar as pessoas a se engajarem nesta iniciativa.
A Itaipu Binacional faz parte desse movimento desde 2009. A Hora do Planeta começou em Sydney, na Austrália, em 2007, quando cerca de dois milhões de pessoas apagaram luzes de suas casas durante 60 minutos para criar empatia sobre a questão climática. Hoje, o evento ocorre em mais de 180 países.
Itaipu cumpre rigorosamente ações ambientais de grande relevância para a mitigação dos efeitos das mudanças do clima. Líder em geração de energia limpa e renovável, é a primeira usina que integra a Rede Mundial de reserva da Biosfera da Unesco. A empresa conserva mais de 100 mil hectares de áreas protegidas em territórios do Brasil e do Paraguai.
Comentários estão fechados.