Há mais de duas décadas, crianças de 6 a 11 anos da Vila Yolanda têm aulas embaixo de arquibancadas do Estádio Pedro Basso, conhecido por Flamenguinho. É lá que os professores, em salas improvisadas, alfabetizam os alunos e os preparam para o ensino médio.
LEIA TAMBÉM: Moradores dizem que há outros terrenos na Vila Yolanda para construção de escola
Sem biblioteca e quadra coberta e com sala de professores improvisada, a Escola Municipal Professora Lúcia Marlene Pena Nieradka iniciou as atividades no pátio da Igreja Perpétuo Socorro em 1999, na gestão do ex-prefeito Harry Daijó. Em 2002, foi cedido um espaço improvisado no estádio, que acabou tornando-se permanente.
Ao longo dos últimos anos, os inúmeros prefeitos eleitos não conseguiram dar uma solução ao problema. A possibilidade de construir um outro prédio começou a ir adiante apenas em 2019, em uma reunião de orçamento participativo.
Diretora da instituição, Daiane Palma diz que a atual localização da escola atrapalha as aulas. Como as salas ficam muito próximas da rua, o barulho dos veículos é um problema. O mesmo ocorre quando há jogos no estádio. Toda movimentação da torcida na arquibancada repercute nas salas, conta.
A escola tem hoje cerca de 200 alunos. Na hora da saída, os estudantes são divididos em dois grupos para deixar o prédio por meio de dois diferentes portões para evitar tumulto e aglomeração.
Mãe de aluno, Ângela Berlanda menciona ser preciso acelerar a construção do prédio porque famílias estão sendo prejudicadas. Em relação ao terreno escolhido pela prefeitura para a escola, na Praça das Aroeiras, no Jardim Social, ela considera não ter outra opção. “Não nos foi dada uma outra opção”, informa.
Ângela ainda alega que os moradores não são inimigos da natureza, apenas querem uma solução.
Moradores do Jardim Social são contrários à decisão da prefeitura e frisam que há outros terrenos na região para fazer a escola. Eles ingressaram com ação na Justiça para interromper o processo, e o caso não teve solução ainda. Apesar disso, a gestão municipal abriu a licitação para realizar a obra.
EDITORIAL: Foz do Iguaçu pode ser conhecida por cidade verde ou dos tocos de árvores
[…] Há mais de duas décadas, escola funciona embaixo de arquibancadas à espera de uma sede em Foz do … […]