A Itaipu Binacional lançou concurso para seleção de projeto arquitetônico de um parque natural urbano em Foz do Iguaçu, nos arredores do Arroio Jupira, na Vila A. O espaço, com soluções tecnológicas 5.0, ficará em uma área de 114 hectares pertencente à empresa.
LEIA TAMBÉM: Consulta on-line sobre o Bosque Guarani é aberta pela prefeitura
O equipamento de natureza estará em uma região circundada por ciclovia que tem 4.800 metros de extensão. O Ecoparque Itaipu deverá contemplar trilhas para interação com a natureza, projetos de educação ambiental e estrutura completa de atendimento ao público, informou a binacional.
O concurso nacional para a escolha do projeto abrirá inscrições entre 10 de janeiro e 27 de fevereiro, com premiação total de R$ 120 mil. O conceito e as intervenções serão planejados para promover o bem-estar das pessoas e a conservação do meio ambiente.
“Foz do Iguaçu, como muitas cidades, tem um déficit ambiental muito grande”, disse o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva. “Estamos trazendo um conceito novo de qualificação ambiental em áreas urbanas, que poderá ser replicado no Brasil e no mundo”, completou.
Entre as tecnologias previstas para o local estão Wi-Fi gratuito, reconhecimento facial e medição de temperatura corporal. Torres de observação, pontes e espelhos d’água, trilhas sensoriais e de ciclismo também estão previstos, e a Trilha do Vietnã será readequada.
Comentários estão fechados.