Férias nas Cataratas do Iguaçu promovem encontro com a natureza

Visitantes vivenciam o ecoturismo e contam a experiência da conexão com o Parque Nacional do Iguaçu; assista ao vídeo.

Apoie! Siga-nos no Google News

Conhecer Foz do Iguaçu é fazer uma imersão pelo ecoturismo, vivenciar trocas culturais na fronteira trinacional e sorver as múltiplas opções de gastronomia, compras e hospedagem. E as Cataratas do Iguaçu, referência nacional e internacional de turismo e conservação, são o principal destino dos visitantes.

Assista à reportagem em vídeo:

A experiência conecta pessoas de todas as idades com a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), que abriga as quedas majestosas e é tombado pela Unesco como patrimônio mundial. A área protege um grande remanescente de Mata Atlântica e os moradores da floresta, como onças-pintadas, quatis, tamanduás, veados, aves e pássaros.

Diante de tamanha beleza e vasta natureza, as Cataratas do Iguaçu atraem brasileiros e estrangeiros durante as férias, que viajam em família, grupos de amigos, excursões, casais e mesmo em passeios individuais. O que não muda é a emoção, a satisfação e o encanto com o que veem e sentem, muitas vezes sem condições de ser descrito com palavras.

Experiência conecta o visitante com a exuberante natureza – Foto: Marcos Labanca

O parque recebeu pessoas de 148 países no ano passado e quase chegou a 1,5 milhão de visitantes – 118% a mais que no ano anterior. Por ter estrutura adequada, ser um patrimônio e promover o turismo de natureza, a unidade de conservação é tendência em alta em 2023, conforme a imprensa especializada e instituições nacionais do segmento turístico.

Professor universitário, Cleberson Disessa viajou de Pouso Alegre, Minas Gerais, para contemplar as Cataratas do Iguaçu pela primeira vez. “Sãos fantásticas, uma natureza incrível, algo que eu nunca tinha visto antes. É muita beleza no mesmo lugar. Fiquei apaixonado”, descreveu maravilhado.

Cleberson Disessa, de Minas Gerais: “É muita beleza no mesmo lugar” – Foto: Marcos Labanca

O visitante mineiro, que ficou dois dias em Foz do Iguaçu, fez registros no celular do balé das águas, cena que é uma das Sete Maravilhas Mundiais, e afirmou que pretende voltar. “Para trazer família e amigos, porque vale a pena, é um lugar maravilhoso. Eu recomendo a todo mundo conhecer”, convidou Cleberson.

“De perto é muito mais lindo”

De férias, a confeiteira Cristina Souza, de Afonso Cláudio, Espírito Santo, veio conhecer as Cataratas do Iguaçu com um grupo de mais de 60 pessoas da sua cidade. A turista contou que o passeio foi indicado por conhecidos e que viu fotos das belezas naturais. “De perto é muito mais lindo”, reportou, enquanto era fotografada por amigos junto às quedas.

Cristina Souza, do Espírito Santo: “Amando esse dia maravilhoso nas Cataratas do Iguaçu” – Foto: Marcos Labanca

O encontro com a natureza foi acima das expectativas, revelou a visitante, que pretende retornar. “Não tem como explicar, estou amando esse dia maravilhoso nas Cataratas do Iguaçu. Não esperava isso tudo”, expressou Cristina, que permaneceu três dias em Foz do Iguaçu, juntamente com o grupo.

Viajando do Nordeste em dois casais, o professor Luis Gomes Beserra não dispensou adjetivos para relatar a sua experiência nas Cataratas do Iguaçu: “Maravilha, espetacular”, enfatizou. Luis e a mulher, Antonieta, moram em Guarabira, Paraíba; o sobrinho e a esposa, Fabiano e Dayse, são de Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte.

Luis Beserra (à direita) com a família: “Sentimos a presença de Deus na natureza” – Foto: Marcos Labanca

“Sentimos a presença de Deus na natureza que nos traz aquela paz e a tranquilidade, nos desliga dos problemas do mundo”, salientou. “Encontramos pessoas de todas as partes, há uma integração e interação entre os povos e as nacionalidades. É uma oportunidade ímpar, única”, declarou Luis, de forma vibrante.

Conexão segue em fevereiro

Além de reservar alguns dias das férias escolares, fevereiro tem a folga do carnaval, que será de 20 a 22 (de segunda a quarta-feira). Como a folia começa já na sexta-feira, significa que é possível programar viagens e passeios no Parque Nacional do Iguaçu por pelo menos cinco dias, de sábado a quarta.

Como uma “pintura”, as belezas das Cataratas do Iguaçu – Foto: Marcos Labanca

Para simplificar a vida dos visitantes, os ingressos são adquiridos de forma on-line pelo site oficial, em www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos, com escolha do dia e horário para o passeio. Quem quiser receber novidades e informações exclusivas do Parque Nacional do Iguaçu, antes de todo mundo, pode entrar no canal do Telegram: t.me/cataratasdoiguacu.

LEIA TAMBÉM:
Parque Nacional do Iguaçu celebra 84 anos com bolo, música e novos investimentos à frente
Nos 84 anos do Parque Nacional do Iguaçu, veja fotos históricas das Cataratas

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.