
Partiu de Buenos Aires, nessa segunda-feira (14), o veículo de transporte da elefanta Pupy, que deixará a Argentina para viver no Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT).
Leia também:
Lobo-guará resgatado em Foz do Iguaçu volta à natureza
Conforme o roteiro de viagem, a entrada em território brasileiro ocorrerá pela Ponte Tancredo Neves, na fronteira entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. A passagem pela Terra das Cataratas está prevista para esta quarta-feira (16).
Nas redes sociais, o SEB atualizou que Pupy está comendo normalmente e demonstra adaptação ao espaço no qual permanecerá durante o deslocamento. De acordo com o mapa, o trajeto total até Mato Grosso soma cerca de 2.690 quilômetros.
Pupy será a quarta elefanta a trafegar pela fronteira desde o início do processo de realocação de elefantes, ainda durante a pandemia de covid-19.
Da espécie popularmente conhecida como elefante africano, Pupy tem 35 anos e vivia no zoológico da capital argentina desde 1993. No local (atualmente desativado), tinha como companhia o macho Kuky, que faleceu em outubro de 2024.
A fêmea nasceu nas terras do Parque Nacional Kruger, uma das reservas mais conhecidas do mundo, na fronteira entre África do Sul e Moçambique.
A passagem de Pupy por Foz do Iguaçu terá o apoio de órgãos federais e municipais, como a Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Foztrans.
Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura fará a doação de alimentos para a elefanta consumir durante a viagem.
O deslocamento estava inicialmente previsto para fevereiro, mas foi adiado para a melhor preparação da viajante, que demonstrou agitação. Para saber mais sobre o traslado de Pupy e o trabalho do Santuário de Elefantes Brasil, clique aqui.