Cientistas da Universidade Nacional de La Plata e do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina publicaram, na revista internacional Canadian Journal of Zoology, estudo sobre a descoberta de uma espécie de peixe nas imediações das Cataratas do Iguaçu.
Leia também:
Pesquisadores descrevem nova espécie de peixe na fronteira
O animal, do grupo conhecido como killifish (pequenos peixes que vivem em poças de água), foi batizado de Argolebias adrianae e possui características que o distinguem de outras espécies próximas, como o Argolebias guarani, descoberto no ano passado na reserva de Puerto Península, vizinha ao Rio Paraná, em Puerto Iguazú.
O Argolebias adrianae foi encontrado em uma área úmida perto do curso inferior do Rio Iguaçu, no lado argentino, abaixo das Cataratas. O local tem características sazonais e esvazia completamente nos períodos mais secos. Os ovos da espécie, contudo, são capazes de resistir à estiagem para eclodir quando a água retorna.
“Os ovos podem ficar meses enterrados no fundo da poça, que tem argila e restos de plantas em decomposição, resistindo ao período seco”, aponta Martín M. Montes, pesquisador do Conicet, citado pela assessoria do órgão.
A pesquisa (que pode ser lida na íntegra, em inglês, clicando aqui) também teve a participação dos pesquisadores Felipe Alonso, Ignacio García e Jorge Barneche. O nome da espécie é uma homenagem à pesquisadora argentina Adriana Almirón, reconhecida por seus importantes trabalhos no estudo dos peixes.
Retorno da harpia
Outra notícia relacionada ao meio ambiente no lado argentino da fronteira é a confirmação de que, após 20 anos, um exemplar da ave harpia (Harpia harpyja) voltou a ser avistado na província de Misiones, nas imediações da Reserva Yabotí.
O último avistamento, de acordo com o Instituto de Biodiversidade de Misiones, tinha sido em 2004. O trabalho que possibilitou a localização da harpia teve a participação de equipes de diversas instituições, como o Refúgio Güirá Oga, de Puerto Iguazú.
Comentários estão fechados.