Ao longo de 2023, houve um aumento de 57% nos gastos com diárias e hospedagens de agentes públicos. Quando questionada, a prefeitura afirmou que isso se deve à retomada das viagens depois da pandemia. O assunto foi pauta de uma reportagem especial do portal H2FOZ.
Além disso, o Aeroporto Internacional Cataratas apresentou melhora nos números de embarques e desembarques, mas os registros continuam mais baixos do que os de 2019. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram, inclusive, que Foz do Iguaçu teve o sexto pior desempenho pós-pandemia.
Os dois assuntos foram pauta da conversa com o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, no Marco Zero. A discussão passou também por planos para impulsionar o turismo na região. O programa é uma parceria entre o portal H2FOZ e a Rádio Clube FM e vai ao ar todos os sábados pela manhã.
Dê o play!
Durante a conversa, foram feitos os seguintes questionamentos ao secretário:
Secretário, a reportagem produzida pelo H2FOZ traz dados de toda a administração pública municipal, que a prefeitura já explicou. Especificamente da Secretaria Municipal de Turismo, como traduzir esses dados? Quantas foram as diárias, as viagens e os resultados em 2023?
Como é feita mensuração da participação em eventos nacionais e internacionais e a projeção do Destino Iguaçu nos grandes centros, com a vinda de mais turistas para cá?
Em relação ao aeroporto, quais motivos explicam esse baixo índice em relação aos demais e quais são as perspectivas para os próximos anos?
Ainda falando em rotas, uma conexão importante do Aeroporto de Foz do Iguaçu Cataratas sempre foi com a capital do estado, Curitiba. Nos últimos anos, houve uma queda no número de voos diretos. Quais motivos levaram a essa queda?
Um fenômeno recente que observamos é a migração de uma parte de passageiros da região que tem São Paulo como destino. No Aeroporto de Cascavel é possível encontrar passagens até 40% mais baratas do que as que partem de Foz. Ao que se deve essa diferença tarifária, além da competição normal entre as companhias aéreas (já que em alguns casos são voos da mesma companhia)?
A pista do aeroporto de Foz – a maior do Sul do Brasil – é um atrativo importante para as companhias aéreas usufruírem o terminal com as suas aeronaves maiores, mas ainda aguarda a homologação. Como está essa situação? Há uma previsão quanto a essa liberação e interesse das companhias aéreas?
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