Não é preciso fazer muito esforço para se verificar o aumento da pobreza em Foz do Iguaçu. Nos semáforos e áreas públicas e privadas, pessoas pedem ajuda para comer ou tentam vender algo para garantir a sobrevivência, muitas vezes de toda a família.
Quem mais precisa conta com o projeto Anjos da Madrugada, que completa 19 anos em 2023 – 17 deles com inscrição formal na Receita Federal, o CNPJ.
O coordenador do projeto, Johnson Mateus Santos, falou sobre a trajetória do projeto e o pedido de ajuda para a comunidade durante o programa Marco Zero.
Assista à entrevista:
A entidade une voluntariado e solidariedade, mantendo diferentes programas. O mais conhecido talvez seja o sopão da madrugada, projeto pioneiro que leva alimentos, cobertores e capa de chuva a quem está nas ruas, populações vulneráveis e pessoas em unidades de saúde. A iniciativa sofreu um revés, pois a Kombi do projeto foi apreendida.
A ação Anjos da Madrugada mantém uma panificadora social na região do Portal da Foz, que entrega pães diariamente a famílias cadastradas. Outra iniciativa é o banho solidário, em pessoas em situação vulnerável ou de rua podem fazer a higienização – banho quente, barba e até corte de cabelo – de graça.
“Destinamos R$ 35 mil para executar esse projeto. Somos pioneiros no Brasil e os primeiros a oferecer banho de água quente e ecologicamente correto”, frisou Johnson. Somente na Ponte Internacional da Amizade, foram 15 mil banhos, relatou, durante o período pandêmico em que muitas pessoas aguardavam a passagem pela fronteira.
Conforme o voluntário, a população em situação de rua aumentou muito em Foz do Iguaçu, sendo a ela que o banho solidário está sendo destinado. “São 555 moradores de rua em nosso cadastro”, elencou Johnson Mateus Santos.
Para atender centenas de pessoas semanalmente, incluindo idosos, crianças e mulheres, o projeto precisa de ajuda. A forma mais efetiva é a doação pelo Pix de qualquer valor, para a chave 09333897000140, que é o CNPJ da entidade. Ainda é possível doar cestas básicas, gêneros alimentícios e cobertores, bastando entrar em contato pelo WhatsApp: (45) 9904-9733.
Nos semáforos de Foz do Iguaçu, voluntários recebem contribuições em dinheiro para o projeto. Eles estão identificados, porém não mais vestidos de personagens como antes, reiterou o coordenador do projeto Anjos da Madrugada.
Comentários estão fechados.