Com a mensagem de que ioga é para todas as pessoas, sem contraindicação, o Espaço Sadhana, na Vila A, em Foz do Iguaçu, celebra dez anos de atividades. Os benefícios dessa prática milenar, a instrutora e acupunturista Dhayse Sandoval detalhou no Marco Zero, programa do H2FOZ e Rádio Clube FM 100,9.
Assista à entrevista:
Formada em fisioterapeuta, ela reforça que o ioga contribui para o equilíbrio psicológico, emocional, físico e energético, podendo prevenir e tratar doenças. É o domínio da mente e do corpo, junto com técnicas de respiração e medição que ajudam contra a ansiedade, depressão, dores e má qualidade do sono.
“Ioga é muito mais sobre um estado de consciência, de meditação, de autoconsciência, não é aquela coisa do aqui e agora”, enfatizou. “Hoje em dia, é muito conhecido o mindfulness, a atenção plena. Mas isso já e falado há mais de cinco mil anos no ioga. Nosso presente é muito ancestral”, sublinhou Dhayse.
Ioga para todos
A proposta do Sadhana é democratizar o ioga, promovendo um encontro com a comunidade, por meio de eventos culturais com parceiros e com a recepção das pessoas para conhecerem mais a prática. E também ocupar outros espaços, a fim de desmitificar o ioga é reafirmá-lo como acessível a todos.
Embora recente, o ioga passou a ser contemplado em editais de políticas públicas, conta Dhayse Sandoval. Com isso, ela pôde levar o seu trabalho a mulheres em situação de vulnerabilidade e violência, fortalecendo a autoestima, por meio dos cuidados com a saúde física e emocional.
“Hoje, atuo na atenção preventiva e no ioga terapêutico, associado com acupuntura”, contou, frisando a importância de profissionais com vivência e referência. “Nossa primeira ferramenta é o corpo. O ioga constrói flexibilidade e equilíbrio psicofísico”, ressaltou Dhayse Sandoval, enfatizando o convite para as pessoas conhecerem o Espaço Sadhana.
Espaço Sadhana
Rua Jaguatirica, 43, Vila A, Foz do Iguaçu
@sadhanayogafoz
Comentários estão fechados.