Fórum de biogás e biometano reúne 650 participantes em Foz do Iguaçu

São inscritos de todo o Brasil e de outros países que discutem aplicações energéticas dessa fonte renovável e fecham negócios; assista à entrevista.

Até a próxima quarta-feira, 20, participantes do 5.º Fórum Sul-Brasileiro de Biogás e Biometano, em Foz do Iguaçu, discutem o panorama do biogás como fonte renovável de energia. São 650 inscritos no evento, que ocorre no Hotel Golden Park, vindos de todas as regiões e de países da América Latina e Europa.

O objetivo é discutir tendências e inovação, trocar experiências, apresentar projetos e fechar negócios, explicou Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). O coordenador do evento foi entrevistado no programa Marco Zero.

Assista à entrevista (a partir do trecho 1:03).

O CIBiogás é referência técnica em tecnologias, modelos de negócios e fomento de iniciativas para a aplicação energética do biogás – energia elétrica, térmica e biometano. A instituição promove o desenvolvimento sustentável da cadeia de energias renováveis há mais de dez anos.

A Região Oeste tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano, informou Felipe. Versátil, o produto é usado, por exemplo, em pequenas propriedades como gás para cozinhar ou na geração de energia elétrica, em segmentos como o da suinocultura, atividade de forte impacto econômico.

Felipe Marques: “O biogás é o único energético com pegada negativa de carbono” – foto: Moacir Junior/Marco Zero

A sustentabilidade é outra vantagem apontada pelo diretor do CIBiogás. “O biogás é o único energético com pegada negativa de carbono”, pontuou. Isso porque ele é obtido “somente quando se trata um resíduo. Ele começa com um serviço ambiental”, disse.

A extração do biogás ocorre com o tratamento, mais e melhor, de resíduos que teriam impacto negativo no meio ambiente. “O processo de obtenção desse energético tem uma consequência ambiental positiva”, declarou Felipe Marques.

Negócios, reconhecimentos e visitas

O 5.º Fórum Sul-Brasileiro de Biogás e Biometano abrange 12 horas de debate e 11 painéis. Os participantes em Foz do Iguaçu também devem formalizar negócios no segmento – que, segundo a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), tem potencial de produção de biogás de 78,8 bilhões de Nm³ no país, muito acima dos 2,3 bilhões de Nm³ produzidos hoje.

O fórum também faz o reconhecimento aos destaques do setor no Prêmio Melhores do Biogás. No encerramento do evento, serão realizadas visitas técnicas a plantas de biogás e biometano instaladas em Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e Toledo.

Caminhão a gás e/ou biometano

A Scania expõe no encontro um caminhão movido a gás e/ou biometano. O veículo estático permanece disponível durante os três dias para o público conhecer todas as suas vantagens e características. O modelo escolhido foi um P 280 6×4 XT, com vocação para operações fora de estrada.

Acesse a programação do evento.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Estação de Foz do Iguaçu é premiada como a melhor do país em saneamento

    […] foi premiada como a melhor planta sustentável de saneamento do país. A escolha foi durante o 5.º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado na cidade até 20 de […]

Comentários estão fechados.