Evento que começou com um grupo de amigas e cresceu de forma orgânica, a Caminhada das Musas reunirá 620 mulheres em Foz do Iguaçu, dentro das atividades do Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama. O evento acontece neste domingo, 20, com largada às 7h30, na Avenida Araucária, na Vila A.
Integrantes do time Musas Equilíbrio, Gladis Kreclevich, que venceu câncer de mama, e Thaís Tayane Gauto, foram entrevistadas no programa Marco Zero, produção conjunta do portal H2FOZ e da Rádio Clube FM 100,9. Elas falaram sobre o evento e práticas de vida saudável.
Assista à entrevista (a partir do trecho 1:00:00)
A Caminhada das Musas seguirá um trajeto de cinco quilômetros, em torno do CTG Charrua. São mulheres de 16 a 86 anos, inclusive de países vizinhos, unidas pelo ideal de incentivar hábitos saudáveis na sociedade que evitem doenças, como o câncer de mama e outras. Atividades físicas regulares e alimentação balanceada são as principais dicas. O evento entatiza o autocuidado e os exames médicos periódicos.
“A cada 19 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama”, reportou Gladis, citando números de organismos internacionais sobre a doença. “Quando recebi o diagnóstico, há cinco anos, foi um desespero, uma dor, tudo junto. Eu obtive apoio, decidi lutar e vencer o câncer por mim e pela minha família”, revelou.
Reforçando a importância do esporte e dos exercícios para a vida saudável, Thaís incentiva cada pessoa a dar os primeiros passos, contando como enfrentou as próprias dificuldades. “Quando corri os primeiros cinco quilômetros foi uma emoção”, frisou, sentimento que se repetiu agora, ao percorrer 21 quilômetros. “Todas as musas [Musas Equilíbrio] estavam lá, me aguardando na chegada”, relatou, emocionada.
A combinação entre atividade física e alimentação adequada foi reforçada por Gladis e Thaís por conta de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números indicam que a obesidade é um dos fatores de risco para o câncer, enquanto que os hábitos saudáveis auxiliam na prevenção.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) coloca o câncer de mama como o segundo tipo mais diagnosticado em 2024 e 2025, depois do câncer de pele não melanoma. A cada hora, seis novos casos de câncer de mama aparecem. Somente este ano devem ser registrados 74 mil novos casos, em 2021 foram 66 mil e 59 mil em 2019, no país.
Comentários estão fechados.