Antes da Saideira: ação em Foz mira prevenção ao uso de bebida alcoólica entre jovens

Apelo ao consumo é forte: comercial de cerveja divide espaço com o de fraldas. Projeto estimula o debate e dá voz à juventude.

Apelo ao consumo é forte: comercial de cerveja divide espaço com o de fraldas. Projeto estimula o debate e dá voz à juventude; assista 

“Beber é mais antigo que andar para frente. Mas não é porque algo esteja tão cristalizado na nossa cultura que não seja passivo de ser questionado.” Com essa contextualização, a educomunicadora Isabela Collares apresenta o projeto Antes da Saideira, em entrevista ao Marco Zero, programa do H2FOZ e Rádio Clube FM.

Assista à entrevista:

A iniciativa com base no conceito e nas ferramentas de educomunicação existe desde 2017, tendo adolescentes e jovens como público prioritário. São diálogos, palestras e dinâmicas interativas sobre a conscientização do uso de álcool e outras drogas, além de um livro-reportagem sobre a temática.

O Marco Zero é um programa conjunto produzido pelo H2FOZ e Rádio Clube FM. Entrevista, opinião, enquete, entretenimento, esporte, cultura e agenda. Todo sábado, das 10h às 12h. Participe do grupo no Whatsapp para receber as novidades.  https://bit.ly/3ws5NT0

Conforme a coordenadora do projeto, a sociedade recebe informações acima da média, desde a infância, que incentivam o uso de álcool, o que facilita que essa droga seja aceita e tolerada socialmente. “Hoje em dia, o mesmo plano de mídia de uma fralda divide espaço com propaganda de cerveja”, expõe Isabela.

“Pelo teor alcoólico, a cerveja ainda consegue inserir o seu comercial numa faixa de horário em que todas as crianças e jovens têm acesso”, frisa. Diante disso, o Antes da Saideira busca discutir mais a fundo, enredando várias pessoas para dialogar sobre a banalização do uso de álcool.

“Recebemos informações muito positivas sobre o consumo. Por outro lado, as campanhas e prevenção normalmente têm um teor mais moralista. Essa é a razão de existir do projeto”, revela a educomunicadora. “O projeto não estende a bandeira do não consumo. O objetivo é preencher uma lacuna e deixar a balança mais equilibrada”, afirma Isabela Collares.

A educomunicadora Isabela Collares durante entrevista no programa Marco Zero – Foto: Carlos Sossa

“Se a gente recebe tantos incentivos glamurosos, com jovens lindos e cenas sedutoras para consumir, que tal a gente trazer algumas campanhas um pouco mais inteligentes para instigar o debate”, convida a ativista do Antes da Saideira. Ela acredita que a disseminação do debate dessa pauta é dever de toda a sociedade.

Durante a entrevista, Isabela Collares falou sobre ações em outros países que possam inspirar iniciativas da sociedade e políticas públicas sobre o consumo de álcool entre adolescentes e jovens. Segundo ela, a equipe do projeto está disponível para promover o debate a convite de dirigentes de escolas e universidades iguaçuenses.

Para promover a discussão crítica sobre a banalização do uso do álcool entre a juventude, o projeto se assenta em três pilares:

Criticidade: instiga a condição crítica dos jovens quanto a apelos midiáticos favoráveis ao consumo de álcool (propagandas, filmes, reportagens…).

Esclarecimento: esclarece sobre os prejuízos do consumo precoce de bebidas alcoólicas entre o público infantojuvenil.

Autoconfiança: estimula a autoconfiança dos jovens e adolescentes.

Saiba mais sobre o projeto Antes da Saideira:

Site: www.antesdasaideira.com.br
Facebook: facebook.com/antesdasaideira
Contato: (41) 98835-6434

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.