3F Clínica é referência em tratamento de doenças com cannabis medicinal em Foz

Equipe multidisciplinar, com alta formação, alia atendimento 100% personalizado e pesquisa científica; consultas são presenciais e on-line.

Apoie! Siga-nos no Google News


Tratamentos terapêuticos com cannabis e seus derivados são realidade na medicina moderna, com base em evidências científicas e nos resultados apresentados por pacientes. Em Foz do Iguaçu e na região trinacional, a 3F Clínica está na vanguarda da aplicação desses benefícios à população, aliando atendimento personalizado e desenvolvimento de pesquisas.

Assista à entrevista:

A equipe multidisciplinar, com alta formação, inclui médicos generalistas, neurocirurgião e doutor em farmacologia, que possuem experiência de uma década em pesquisas para o uso de canabinoides no tratamento de doenças em geral. O objetivo é cuidar das pessoas em todas as fases do atendimento, com consultas presenciais e telemedicina (on-line).

O time de especialistas expõe os benefícios da cannabis em condições como Alzheimer, ansiedade, depressão, dor crônica, glaucoma – para baixar a pressão intraocular –, fibromialgia e em diversos aspectos da saúde da mulher. O medicamento também se mostra um aliado na prevenção de dores, na recuperação muscular e no aumento do rendimento esportivo para atletas.

O médico neurocirurgião e professor universitário Dr. Elton Gomes da Silva explica que estudos com cannabis existem há mais de 50 anos, período em que se acumulam evidências científicas e benefícios com o seu uso em tratamentos. Não por menos, o Governo do Paraná passou a oferecer essa terapia a pacientes que sofrem com a esclerose múltipla, doença autoimune que afeta o sistema nervoso central.

Estudos com cannabis existem há mais de 50 anos, período em que se acumulam evidências científicas e benefícios com o seu uso em tratamentos de doenças em geral.

A 3F surgiu a partir de pesquisas realizadas no laboratório da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), unindo professores universitários e ex-alunos de mestrado, resgata Dr. Elton. “Em 2021, criamos a clínica para pesquisas científicas e, com a demanda crescente, decidimos estender para o atendimento a pacientes, inclusive com teleconsulta”, expõe.

Ele realça outra vantagem da cannabis medicinal, que é a sua aplicação em interação com medicamentos convencionais, o que pode ampliar os resultados do tratamento. Essa prática é facilitada pela experiência dos profissionais da clínica em pesquisa, incluindo publicações e artigos científicos, quanto ao uso e em relação ao tipo de extrato indicado para cada circunstância.

“Hoje, somos procurados até mesmo por pacientes com quadros mais complexos, em que já se esgotaram todos os tratamentos tradicionais”, pontua Dr. Elton. “A associação de tratamentos convencionais com canabinoides pode ter um efeito sinérgico, somatório, como já obtido em casos de ansiedade, depressão e fibromialgia”, exemplifica.

A cannabis oferece inúmeros compostos à medicina. Os mais conhecidos são os fitocanabinoides da planta, como o canabidiol CBD (canabidiol) e o THC (tetra-hidrocanabinol). “São os mais estudados e que a gente mais utiliza no dia a dia para as várias doenças, que apresentam os melhores resultados, já aferidos de maneira robusta”, conclui.

Efeito integral

Os canabinoides têm potencial para agir de modo integral na saúde das pessoas. A equipe da 3F Clínica detectou, na condição de exemplo, que depressão e ansiedade causam insônia, quadro no qual o paciente não consegue dormir à noite e tem sonolência durante o dia.

Dr. Elton: a cannabis não age sobre só um problema, mas em vários associados a uma doença – foto Moacir Jr/Marco Zero

“A cannabis tem potencial contra a ansiedade e a depressão, mas também para melhorar o sono”, enfatiza Dr. Elton Gomes da Silva. “Então, não age sobre só um problema, mas em vários que estão associados a uma doença, o que melhora a qualidade de vida”, reforça.

Depoimentos de pacientes

Familiares e pacientes tratados com esse medicamento expõem as melhorias na sua saúde e na qualidade de vida após o tratamento. Um caso citado pelo médico é o de uma pessoa que apresenta esclerose tuberosa, em um quadro de transtorno do espectro autista (TEA), em situação de epilepsia refratária à medicação. Há dez anos, a mãe do paciente procurou o especialista, quando o filho usava quatro medicações diferentes.

“Passei a estudar o caso, e a importação de medicação à base de cannabis tinha acabado de ser aprovada”, relembra. “Comecei a usá-la no paciente, que teve uma melhora significativa na parte comportamental, na comunicação e até no quadro do autismo. Melhorou a epilepsia e zeraram as crises. Tirei todas as outras medicações. Hoje, o quadro do paciente, já adulto, é excelente. Mantenho contato permanente com a sua mãe”, celebra Dr. Elton.

Equipe multidisciplinar

O diferencial da clínica para atender em Foz do Iguaçu e nas Três Fronteiras, bem como nas demais localidades do país por telemedicina, são os médicos qualificados, a equipe multidisciplinar e a atuação em pesquisa. Assim, é possível acompanhar, com rigor técnico, desde a avaliação até o tratamento do paciente, mensurando a sua evolução, identificando e mitigando eventual efeito adverso – que pode existir, como em todo medicamento – e reorganizando a dosagem, se necessário.

Os canabinoides podem ser adquiridos, mediante prescrição médica, na rede de farmácias ou via importação, o que se torna mais econômico. Uma terceira alternativa são as compras de associações que possuem autorização da Justiça para plantar e vender o produto. A expectativa é a de que, com o aumento do tratamento, comece um processo de concorrência dentro da indústria farmacêutica, o qual poderá reduzir o preço da cannabis medicinal.

Equipe profissional

  • Elton Gomes da Silva: neurocirurgião, doutor em Neurologia, professor universitário e pesquisador.
  • Francisney Nascimento: farmacêutico e consultor, doutor em Farmacologia, professor universitário e pesquisador.
  • Gustavo de Andrade Amorim: médico generalista na rede pública municipal e pesquisador.
  • Pedro Ripoli de Meira: médico especialista em Clínica Médica, com ênfase em saúde, performance e estética.
  • Beatriz Larentis de Souza: diretora-técnica e clínica, médica generalista, mestranda em Biociências.
  • Karoline Bach Pauli: farmacêutica, mestre em Ciências.
  • Loiseane Santos Correia Pinto: secretária e auxiliar administrativa, bacharel em Ciências Econômicas.


3F Clínica
Endereço: Edifício Caesar Tower, sala 307 (Avenida Pedro Basso, 472, Polo Centro)
Telefone: (45) 3031-2262
Site: 3fclinicaltrials.com
Redes sociais: @3fclinica

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.