
Itaipu Binacional está lançando, em seu canal no YouTube, uma série de vídeos voltados aos pescadores que atuam na área de influência da usina.
Leia também:
Técnicos transferem dourados para tanques-rede no lago
Intitulado Peixes e Prosa, o conteúdo terá 15 episódios, com periodicidade semanal. Entre os temas, a divulgação de boas práticas para a conservação das espécies, bem como o manejo sustentável da água para pescadores e aquicultores.
A lista específica com os vídeos da série está disponível em https://bit.ly/4icSPjr.
De acordo com Itaipu, o conteúdo integra uma iniciativa das áreas de Reservatório e de Educação Ambiental, por meio do convênio Linha Ecológica. O convênio tem a participação do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Emanuela Santos, gestora do convênio pela binacional, explicou que a série aborda questões práticas e aplicáveis no cotidiano.
“O conteúdo busca valorizar os pescadores da região, destacando o trabalho que desenvolvem no dia a dia, e trazendo também a atuação técnica da Itaipu no suporte a essas comunidades”, afirmou.
Além disso, a série faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que concentra ações socioambientais da empresa em 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.
Dourados no lago de Itaipu
No início de fevereiro, a binacional transferiu 3.460 peixes da espécie dourado (Salminus brasiliensis) para tanques-rede no lago de Itaipu.
A manobra, conduzida por técnicos da Divisão de Reservatório de Itaipu, integra a segunda etapa de um estudo inédito. O objetivo é avaliar, por exemplo, os custos operacionais e a viabilidade técnica e comercial da criação da espécie por pescadores e piscicultores.
As pesquisas relacionadas à criação de peixes em tanques-rede já acontecem com outras duas espécies no lago, a tilápia e o pacu.
(Com informações de Itaipu Binacional)