Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e universidades parceiras estão disponibilizando, à população de Foz do Iguaçu e região do lago de Itaipu, os dados do monitoramento dos ventos na área do reservatório da usina, que vai de Foz a Guaíra.
Leia também:
Parceria entre Itaipu e Embrapa contribui para a prevenção de desastres
Pela ferramenta, que pode ser conferida em https://nitprojetos.pti.org.br/previsao_vento/, é possível acompanhar a previsão da velocidade e de rajadas em um período de cinco dias, além de saber em qual direção o vento está deslocando-se.
Inicialmente, o painel foi criado para auxiliar os profissionais que atuam na Divisão de Reservatório da hidrelétrica, que constantemente fazem viagens a campo para a coleta de dados sobre a qualidade da água e outros parâmetros.
“O acesso livre ao painel de monitoramento dos ventos que ocorrem no reservatório é mais uma resposta para a sociedade do investimento da Itaipu no Núcleo de Inteligência Territorial”, ressalta a coordenadora do núcleo pela binacional, Raquel Freitas Duarte.
A ferramenta ainda deverá passar por melhorias, e novas variáveis poderão ser incluídas, como nebulosidade, chuva, umidade e pressão atmosférica.
Segundo a hidrelétrica, as informações disponibilizadas no painel são úteis para a população e para várias instituições, como a Marinha do Brasil, para a emissão de alertas e o planejamento de atividades na região do lago.
(Com informações de Itaipu Binacional)