Itaipu: revitalização do sistema de transmissão tem primeira grande entrega

Sistema conecta a hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, à rede de distribuição de energia em território brasileiro.

Em processo de modernização, o Sistema de Transmissão de Alta Tensão em Corrente Contínua (HVDC, na sigla em inglês), associado à usina de Itaipu, recebeu, na última sexta-feira (13), sua primeira grande entrega.

Leia também:
Itaipu inicia construção de moradias populares em Foz do Iguaçu

Na ocasião, foi oficialmente habilitado, na Subestação de Foz do Iguaçu, o Conversor 4 do Bipolo 1. O equipamento estava fora de operação desde 2023 e foi considerado prioritário dentro do cronograma de execução.

O convênio entre Itaipu e Eletrobras prevê cerca de R$ 2 bilhões em investimentos. O acordo contempla a substituição completa dos principais componentes do Bipolo 1, em Foz do Iguaçu e Ibiúna, além dos sistemas de supervisão, proteção e controle.

A rede que está sendo modernizada é responsável pela transmissão da energia produzida pela hidrelétrica em 50Hz (frequência utilizada no Paraguai) e revendida ao Brasil.

Segundo Itaipu, a previsão do término da revitalização é para 2026. Já no período entre os anos de 2027 e 2029, haverá operação assistida, para monitorar eventuais necessidades de aprimoramento ou correção.

Pelo HVDC, que começou a funcionar em 1984, já passaram mais de 1,3 bilhão de megawatts-hora, o equivalente a 43% de toda a produção acumulada por Itaipu desde o início da geração comercial de energia.

Os recursos aplicados pela usina na modernização do sistema têm por finalidade contribuir para a modicidade tarifária dos consumidores brasileiros, evitando que os investimentos realizados sejam repassados na tarifa.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.