
A diretoria brasileira de Itaipu divulgou, nessa segunda-feira (10), o resultado do edital de seleção de patrocínio para feiras e exposições. Dos 446 projetos inscritos por prefeituras e associações do Paraná e Mato Grosso do Sul, 90 receberão recursos da binacional.
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A lista com os eventos selecionados está disponível no endereço www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios, bem como a relação das propostas desclassificadas.
De acordo com Itaipu, 342 projetos foram eliminados por falta de enquadramento nos objetivos do edital e 14 por nota ou desistência.
Já quanto às 90 ações escolhidas, 77 ocorrerão em localidades com até 20 mil habitantes, dez em municípios entre 20 mil e cem mil moradores e três em cidades com mais de cem mil habitantes.
O edital de Itaipu disponibiliza um total de R$ 3,5 milhões em recursos, para aplicação ao longo do ano de 2025.
Para a chefe da Assessoria de Comunicação Social de Itaipu, Ana Paula Hedler, o mecanismo proporciona transparência e democratiza o acesso aos patrocínios.
“Esta iniciativa garante uma concorrência justa e apartidária, beneficiando diretamente os municípios que integram nossa área de abrangência, que soma 434 cidades e impacta positivamente mais de 11 milhões de pessoas no Brasil e no Paraguai”, descreve.
Editais de Itaipu
Desde novembro de 2024, Itaipu lançou três editais de seleção pública de patrocínio no Brasil. O primeiro, com R$ 3,5 milhões em recursos, esteve voltado a eventos esportivos. O segundo, com R$ 3 milhões, teve como foco eventos culturais.
Já o terceiro, encerrado agora, foi o edital voltado a feiras e exposições nos 399 municípios do Paraná, bem como em 35 da porção sul do Mato Grosso do Sul.
Conforme Itaipu, está prevista a publicação de novos editais durante o ano de 2025, para a seleção de projetos que ocorram em 2026. A divulgação ocorrerá no site oficial da hidrelétrica do Rio Paraná.
(Com informações de Itaipu Binacional)