Itaipu Binacional repassa veículos para 12 entidades do Paraná

De acordo com a diretoria brasileira de Itaipu, automóveis têm baixa quilometragem e estão com a manutenção em dia.

Doze associações do Paraná receberam doações de veículos seminovos, feitas por Itaipu. A cerimônia de entrega ocorreu nessa segunda-feira (20), em Foz do Iguaçu, no Centro Executivo.

Leia também:
Investimento de Itaipu combate erosão em município do Paraná

A iniciativa faz parte de um projeto social da usina. O objetivo é beneficiar entidades que atuam em diversas áreas, como agricultura, assistência social e proteção dos direitos humanos.

Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, com representantes das entidades beneficiadas.
Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, com representantes das entidades beneficiadas. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

De acordo com Itaipu, os veículos doados estão com a manutenção em dia e baixa quilometragem.

“Antigamente, esses carros eram vendidos, mas decidimos que seriam mais bem aproveitados se fossem cedidos a entidades, para que possam melhorar a vida das pessoas, seja para uma prefeitura com baixa arrecadação, um asilo de idosos ou para a segurança de uma cidade”, afirmou o diretor-geral, Enio Verri, citado pela assessoria.

As instituições contempladas atuam em diferentes áreas, como centros de apoio a dependentes químicos e organizações que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco, bem como comunidades indígenas e associações rurais.

A Associação dos Produtores Rurais de São Tomé, no Noroeste do estado, receberá uma das caminhonetes de Itaipu. O veículo terá uso nas entregas de produtos de agricultores familiares da cidade em escolas e entidades de municípios da região.

Já o Centro de Apoio, Reabilitação e Terapia ao Dependente Químico (Carta), em Palotina, usará o automóvel para aumentar a mobilidade e a acessibilidade. Além disso, será possível reduzir custos e auxiliar na coleta de doações, como frutas e legumes.

A Associação Vida e Esperança, de Mandaguaçu (PR), que faz o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de risco, poderá empregar o veículo repassado por Itaipu, por exemplo, para visitas às famílias dos acolhidos.

Apoio de Itaipu a indígenas e migrantes

Por outro lado, o transporte de famílias que precisam de atendimento será a finalidade do veículo entregue por Itaipu para a Associação dos Índios Kaingang da Terra Indígena de Boa Vista-Passo Liso, de Laranjeiras do Sul.

A Caritas de Toledo, que acolheu, entre 2023 e 2024, uma média de dois mil migrantes, utilizará o automóvel para ampliar a assistência, pois atende outros 18 municípios, que vão de Guaíra até Nova Aurora.

As entidades celebraram a doação dos veículos e agradeceram a iniciativa à diretoria brasileira de Itaipu.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.