Com remadas nas águas do Parque da Piracema, entrega de flores, música ao vivo e presença de convidados, foi aberta, nessa quinta-feira (3), a programação oficial do Outubro Rosa na usina de Itaipu.
Leia também:
Outubro Rosa reforça importância da prevenção ao câncer de mama
O evento em Foz do Iguaçu teve a participação da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, de diretores brasileiros da binacional e de representantes e alunos de entidades de canoagem.
Criada em 2020, a equipe Meninas do Lago Imel é formada por mulheres curadas ou que ainda estão em tratamento contra o câncer, com a prática do esporte surgindo como motivação para a superação dos desafios. Atualmente, são cerca de 40 integrantes.
Vanessa Awad, remadora do time, disse que a vida após o câncer é dolorosa, avaliando o antes e o depois como uma transformação.
“Eu me comparo muito com a metamorfose da borboleta. É como se estivéssemos num casulo. Para se transformar em borboleta, a lagarta sente dor. É um processo parecido para quem passou pelo câncer. Depois que a gente se cura, podemos ser uma borboleta ainda mais linda”, afirmou.
Neste ano, as ações do Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama, serão integradas por Itaipu às do Novembro Azul, que tem como foco o enfrentamento ao câncer de próstata. O objetivo é chegar a todos os empregados da usina.
“Entendemos que unir os dois eventos fortalece esse debate, que é muito necessário na sociedade, não só agora, mas de forma permanente”, enfatizou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, citado pela assessoria.
Comentários estão fechados.