Itaipu Binacional assinou, nessa quinta-feira (19), no Paraguai, um protocolo de intenções com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), entidade regional que tem sede na Bolívia.
Leia também:
Foz do Iguaçu terá encontro global sobre energias renováveis, patrocinado por Itaipu
De acordo com a binacional, o protocolo representa um primeiro passo para a realização de projetos conjuntos que promovam o crescimento sustentável na região.
O documento também prevê ações integradas, apoio mútuo e troca de experiências, informações, tecnologias e metodologias em áreas de interesse comum relacionadas ao desenvolvimento sustentável, considerando as dimensões econômica, ambiental e social.
“O Fonplata tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de todos os países da Bacia do Prata. Assim, é pertinente unir esforços e explorar a possibilidade de alinhar objetivos e projetos, visando que a promoção do desenvolvimento, almejada tanto pela Itaipu quanto pelo Fonplata, seja realizada de forma mais robusta no Paraguai e no Brasil”, justificou o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Justo Zacarías Irún, citado pela assessoria.
O Fonplata é presidido pela brasileira Luciana Botafogo, que destacou que, embora a aprovação de projetos de longo prazo seja um objetivo, a meta é alcançar a liberação de US$ 1 bilhão por ano para ações nos cinco países do Mercosul a partir de 2028.
“O que a gente quer com essa parceria com Itaipu não é necessariamente aumentar o volume de investimentos, mas sim melhor qualificar os projetos e, principalmente, somar esforços com outros financiadores, outros parceiros que possam potencializar os projetos de integração regional”, explicou Botafogo.
Sobre o Fonplata
Criado em 1974 e ativo desde 1977, o Fonplata é um fundo de desenvolvimento formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Tem como missão apoiar a integração dos países-membros e promover um desenvolvimento harmônico e inclusivo por meio de operações de crédito e recursos não reembolsáveis, financiando principalmente projetos de média e pequena escalas.
Com sede na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, o Fonplata possui uma carteira de empréstimos superior a US$ 1,87 bilhão.
(Com informações de Itaipu Binacional)
Comentários estão fechados.