Na última quinta-feira (28), foram encerradas as atividades da primeira turma de um projeto-piloto que uniu participantes de dois projetos sociais de Foz do Iguaçu, o Trilha Jovem e o Um Chute para o Futuro.
Leia também:
FICiências 2024: veja a lista de projetos premiados em Foz do Iguaçu
As duas iniciativas contam com o apoio de Itaipu Binacional, por meio de convênios. O Trilha Jovem capacita jovens para o mercado de trabalho, enquanto o Um Chute para o Futuro faz trabalhos de inserção social no bairro Porto Belo, Região Norte de Foz.
De acordo com Itaipu, participantes do Trilha Jovem desenvolveram um curso específico de orientação para cerca de 70 atendidos pelo Um Chute para o Futuro, com idades entre 14 e 16 anos, contendo temas como as escolhas futuras de estudo e profissão.
Foram realizados quatro encontros, focados em discussões sobre inserção profissional, plano de vida e construção de carreira, empreendedorismo e posicionamento no mundo.
O encerramento aconteceu com uma roda de conversa, que teve a participação dos jovens, educadores, gestores de Itaipu e coordenadores das instituições envolvidas.
Desenvolvido pelo Instituto Polo Iguassu, o Trilha Jovem já atendeu, nas últimas duas décadas, 2.150 alunos de 16 a 24 anos, com altos índices de inserção no mercado de trabalho em segmentos como turismo, hotelaria, gastronomia, comércio e serviços.
Já o Um Chute para o Futuro, fundado pelo voluntário Ronaldo Cáceres, atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Além da sede no Porto Belo, o projeto possui núcleos nos bairros Três Lagoas, Jardim Itaipu e Jardim Jupira.
(Com informações de Itaipu Binacional)