
Itaipu Binacional recebeu, nessa sexta-feira (11), a visita dos presidentes dos Congressos do Brasil e do Paraguai, para discussões sobre segurança energética e sustentabilidade.
Leia também:
Congresso do Paraguai aprova comissão para investigar denúncia de espionagem
Davi Alcolumbre (União Brasl) e Basilio “Bachi” Núñez (Partido Colorado) foram recepcionados pelos diretores-gerais Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai).

De acordo com Itaipu, a visita também teve como objetivo fortalecer a agenda bilateral entre os dois países, sócios na hidrelétrica do Rio Paraná.
André Pepitone da Nóbrega e Rafael Demetrio Lara, diretores-financeiros da binacional, conduziram uma apresentação sobre o papel socioeconômico da usina nos dois países.
Em declarações reproduzidas pela assessoria de Itaipu, Davi Alcolumbre valorizou a oportunidade de aproximação com o chefe do Legislativo do Paraguai.
“A presença do presidente do Senado do Paraguai neste encontro, acompanhado com a sua delegação de colegas senadores, faz com que possamos estreitar o nosso relacionamento do ponto de vista de Parlamento”, disse.
“ Enquanto presidente do Senado e do Congresso Nacional, quero que seja a mais exitosa possível essa relação entre os países e entre os parlamentos”, complementou.
Por outro lado, Basilio “Bachi” Núñez citou a importância do bom relacionamento entre os países, classificando o diálogo com Alcolumbre em Itaipu como positivo. “Paraguai e Brasil são repúblicas irmãs. Mais que diferenças, temos que ter coincidências”, apontou.
Ademais, o senador brasileiro aproveitou a oportunidade para convidar Núñez e demais membros da mesa-diretora do Congresso Nacional do Paraguai para visitar Brasília.
Itaipu como empresa binacional
Em seu diálogo com os senadores, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, frisou que a entidade binacional é uma só, no Brasil e no Paraguai. Assim, a hidrelétrica exerce um papel de integração entre os países-sócios.
“Água no mundo é motivo de guerra; aqui na Itaipu é motivo de paz e união entre dois povos. Temos aqui uma relação invejável, com grandes resultados e uma gestão competente e exitosa”, afirmou Verri.
Já o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, classificou o encontro como um momento especial de aproximação.
“Hoje estamos vivendo uma verdadeira festa da integração, com a presença dos presidentes dos Senados do Brasil e do Paraguai”, celebrou.
(Com informações de Itaipu Binacional)