Podcast do G20 gravado em guarani será apresentado na Unesco

Iniciativa do coletivo de comunicadores Djagwa Etxa faz parte do projeto Opaná, que tem o apoio da diretoria brasileira de Itaipu.

O podcast do G20 Brasil produzido em guarani, como parte do projeto Opaná: Chão Indígena, será apresentado na reunião multissetorial sobre Povos Indígenas e Mídia, marcada para os dias 26 e 27 de novembro, na sede da UNESCO, em Paris.

Leia também:
Indígenas do Paraná fazem podcast em guarani para o G20

O programa, produzido pelo coletivo de comunicadores indígenas Djagwa Etxa, em conjunto com o G20 Brasil, será apresentado pelo comunicador indígena Micael Eliabe, da comunidade Tekoha Nara’i, Terra Indígena Laranjinha, localizada no Norte do Paraná.

A produção do podcast integra o projeto Opaná, desenvolvido em parceria com a diretoria brasileira de Itaipu. Os primeiros episódios foram lançados em março, levando para o guarani conteúdos jornalísticos e informativos sobre a presidência brasileira do G20.

A distribuição é gratuita para emissoras de rádio no Brasil e no exterior. Os boletins estão disponíveis nos sites Rádio Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e g20.org, do G20 Brasil.

O coletivo Djagwa Etxa, que significa “olhar da onça”, é formado por jornalistas e comunicadoras e comunicadores indígenas dos povos guarani e caingangue. Surgiu em 2023, durante o Acampamento Terra Livre (ATL), realizado em Brasília, no mês de abril.

Em declarações reproduzidas pela assessoria de Itaipu, Micael Eliabe disse estar feliz com o convite para participar do encontro na França.

“Este é um evento que mostra que estamos no caminho certo e que tem gente de olho nos nossos trabalhos. Teremos mais visibilidade para os povos indígenas do Sul do país”, avaliou o comunicador.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.