Parceria com Itaipu aprimora atendimento em hospital de Foz do Iguaçu

Projeto Qualificação Multiprofissional em Assistência Hospitalar completou um ano de aplicação no Hospital Municipal.

Uma parceria entre Itaipu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Hospital Municipal Padre Germano Lauck está trazendo benefícios aos pacientes da rede pública de saúde em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Foz do Iguaçu registra queda de 96% em casos de dengue, diz Prefeitura

Implantado graças a um convênio entre as instituições, o projeto Qualificação Multiprofissional em Assistência Hospitalar está completando um ano de atividades.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

No período, conforme Itaipu, 122 profissionais recém-formados e 20 alunos de graduação, em áreas como enfermagem, farmácia, fisioterapia e psicologia, passaram por processo de capacitação. O público beneficiado está estimado em cerca de 75 mil pessoas.

Waldemar Pilger, gestor do convênio por Itaipu, destaca que o projeto não apenas colabora com o desenvolvimento dos profissionais, mas proporciona atendimento humanizado.

“Com isso, o maior ganho, sem dúvida, é para as pessoas que precisam do serviço público de saúde”, avalia Pilger, citado pela assessoria de Itaipu.

Já Sérgio Moacir Fabriz, ex-diretor do hospital e atual diretor-geral da Unioeste, descreve o projeto como o maior convênio de extensão da universidade.

“Esse projeto visa pegar o jovem recém-formado e qualificá-lo para que ele possa se inserir no mercado de trabalho, melhorando a assistência e promovendo inclusão social”, detalha.

Residência de Enfermagem em Foz

Entre os marcos do convênio, Itaipu realça a criação da primeira Residência de Enfermagem em Foz do Iguaçu, iniciada em outubro de 2024.

Com foco na assistência ao paciente crítico, a residência tem plantel de 24 enfermeiros e atua em setores como UTI, pronto-socorro e centro cirúrgico.

Em março, o Hospital Municipal recebeu o “Selo de UTI Eficiente 2025”, colocando suas unidades de terapia intensiva entre as oito melhores do Paraná.

Além disso, as UTIs do hospital iguaçuense ficaram na 43.ª posição nacional entre as que atendem pelo SUS.

Parceria com Itaipu e tecnologia

Na área de farmácia, a implantação de uma plataforma de inteligência artificial já possibilitou, desde julho de 2024, economia de mais de R$ 1 milhão. De acordo com Itaipu, o sistema otimiza prescrições e aumenta a segurança dos tratamentos.

O projeto é replicável em outros hospitais. O valor total de repasse da diretoria brasileira para o convênio, que tem vigência de 34 meses, chega a R$ 13 milhões.

(Com informações de Itaipu Binacional)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.