
Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) ganham um olhar diferente por tratar a saúde de modo abrangente, considerando o contexto e não só o problema.
Uma doença nunca está localizada. Isso é o que afirmam profissionais da saúde que trabalham com Pics que são ações terapêuticas que atendem o ser humano na sua integridade, na dimensão física, psicológica e afetiva.
Há uma ligação intrínseca à agroecologia pela visão de totalidade de mudança de relações e de um modo de vida alternativo.
As Pics fazem parte da Política Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), e são denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI).
No SUS, elas podem estar presentes em 29 procedimentos e práticas, entre elas fitoterapia, homeopatia, biodança, bioenergia e aromaterapia.
Projeto Bem Viver
O Projeto Bem Viver é uma das ações que fortalecem as Pics. Com o objetivo de multiplicar e enraizar o acesso a estas práticas, o projeto oferece cursos e intercâmbios voltados especialmente a pessoas do campo.
Dos cerca de 50 participantes, de todas as regiões do Paraná, a maioria são mulheres. As formações garantem um encontro entre a Agroecologia e a Saúde Popular, e fortalece a atuação das Pics em comunidades da reforma agrária.
O projeto é realizado pelo Instituto Latino-Americano de Agroecologia Contestado (ICA), em parceria com a Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia.
Também está alinhado às políticas públicas do Governo Federal, e com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, e o Setor de Saúde do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Farmacêutica, Ana Carla Prade está entre as profissionais que ministraram aulas na primeira etapa do curso das Pics, em julho de 2024, na Escola Latino-Americana de Agroecologia Ana Primavesi, no assentamento Contestado, na Lapa.
“A gente pensa em utilizar um medicamento ou uma metodologia para sanar aquela dor daquele estômago. Quando a gente pensa esse olhar dentro da saúde integrativa, eu vou investigar quais são as causas que estão levando ao adoecimento do estômago dessa pessoa e que, muitas vezes, pode estar vinculado a questões emocionais e preocupações”, explica
De acordo com o Dicionário de Agroecologia, publicado pela editora Expressão Popular, as Pics têm uma ampla diversidade: “além das plantas, destacam-se o uso de crenças, religiosidade, alimentação saudável e práticas de prevenção à saúde”.