![Diretoria de Coordenação de Itaipu desenvolve ações em toda a área de influência da usina.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/120225showrural-750x430.jpg)
O diretor brasileiro de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, participou, na primeira jornada do Show Rural Coopavel, em Cascavel, de um debate sobre ESG. Oriunda do inglês, a sigla significa ambiente (E), social (S) e governança (G).
Leia também:
Itaipu leva ações de transição energética ao Show Rural Coopavel 2025
Intitulado “ESG na Prática: Vantagens Competitivas e Sustentáveis para o Agro”, o painel enfocou a adoção dos conceitos de ESG no agronegócio.
De acordo com Itaipu, o diretor falou da importância de integrar meio ambiente, compromissos sociais e estratégias de boa governança no campo. Com isso, é possível aumentar a sustentabilidade, a competitividade e a produtividade.
Conforme Carboni, Itaipu está comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a inovação em sua área geográfica de atuação.
“Precisamos estar antenados e aproveitar o potencial que temos na nossa região para utilizar a tecnologia na preservação do meio ambiente, cuidado com as pessoas e geração de economia”, afirmou.
O painel teve a presença de especialistas como a gerente de Meio Ambiente da Coopavel, Lucimar Novaes da Silva Bazzo. Ademais, participaram o CEO e cofundador da Impactability, Glaico Gundin, e o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda.
Atuação do Itaipu Parquetec
Em nome do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda falou sobre o programa Acelera ESG, que visa a promover a inovação e atender às demandas de sustentabilidade.
A iniciativa busca estimular tecnologias e soluções que conciliem a produção de alimentos com a preservação ambiental e o bem-estar social. De acordo com a organização, o primeiro edital teve a participação de 130 startups de todo o Brasil.
“Após refinamento, selecionaremos as ideias que se encaixam com o propósito e objetivo, visando um produto que faça sentido para o mercado”, apontou o representante do Itaipu Parquetec. “A união de agroindústrias, agricultores e startups acelera o processo de desenvolvimento.”
Já Lucimar Bazzo destacou a importância da gestão adequada dos recursos naturais para garantir a produtividade e a competitividade do setor agroindustrial.
“A fim de aumentar a produção, reduzir o impacto ambiental e diminuir os custos, é necessário aliar inovação e tecnologia à produção, buscando maior produtividade na mesma área de terra”, explicou.
(Com informações de Itaipu Binacional)