Itaipu Binacional participará, a partir de quinta-feira (19), de uma série de reuniões de alto nível na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, tendo como credencial a experiência da empresa em ações na área de sustentabilidade.
Leia também:
Programa de Itaipu lança Núcleos de Cooperação Socioambiental
Enio Verri, diretor-geral brasileiro, estará entre os integrantes da delegação do Brasil nos encontros do Pacto Global, iniciativa que visa a engajar empresas e organizações ao redor do mundo em prol da adoção de políticas sustentáveis e socialmente responsáveis.
Outro compromisso será a participação na Cúpula do Futuro, evento que antecede a Assembleia Geral da ONU. A cúpula reunirá chefes de Estado e de governo de 193 países, além de representantes da sociedade civil, pesquisadores e empresas.
“Itaipu vai muito além da produção de energia limpa e renovável, temos uma história de excelência, reconhecida globalmente, em termos de inovação em práticas sustentáveis e programas socioambientais”, apontou Verri, citado pela assessoria.
A binacional do Rio Paraná tem histórico de convites da ONU para a exposição de suas ações, em campos como a recuperação de áreas de vegetação e a gestão de recursos hídricos transnacionais.
A usina também promove ações conectadas a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) impulsionados pela ONU na Agenda 2030, não apenas aos ODS 6 e 7, que tratam especificamente da energia limpa e da conservação da água.
Em 2023, segundo Itaipu, a hidrelétrica contabilizou saldo positivo de aproximadamente três milhões de toneladas de CO2 não emitidos na atmosfera, contribuindo para o enfrentamento à emissão de gases causadores do efeito estufa.
Comentários estão fechados.