Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e governo federal anunciaram, nessa quarta-feira (11), em Curitiba, o lançamento de 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental.
Leia também:
Com apoio de Itaipu, Observatório de Transição Energética é inaugurado
A iniciativa, desenvolvida em conjunto com universidades, organizações da sociedade, empresas e governos, ocorre no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, implantado no ano passado pela atual diretoria brasileira.
O objetivo, segundo Itaipu, é fortalecer a participação da população na busca por soluções para os desafios socioambientais, como as mudanças climáticas, em 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Os núcleos atuarão como espaços de diálogo e colaboração, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos conjuntos, em um ambiente apartidário, voltado ao bem comum.
“A ideia é juntar forças, com ministérios e movimentos sociais, para trabalhar juntos. O objetivo é um país mais justo, social e ambientalmente. Queremos construir uma grande massa no movimento, criando uma consciência ambiental e social”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, citado pela assessoria.
Os núcleos estarão distribuídos por todo o território paranaense, cobrindo as diferentes regiões do estado. No Mato Grosso do Sul, a sede será em Dourados.
Cada núcleo terá a participação de representantes de municípios, universidades, movimentos sociais, organizações cooperativas e empresas, entre outros, com reuniões bimetrais, promovidas de forma on-line ou presencial.
A primeira atividade prática será o diagnóstico territorial, para a compreensão dos desafios de cada espaço. O trabalho terá a participação de especialistas em governança participativa e meio ambiente, com o auxílio de coordenadores locais.
No evento também foi distribuída uma cartilha informativa com informações sobre o programa Itaipu Mais que Energia, que reúne iniciativas da empresa que vão da preservação ambiental ao apoio a projetos sociais.
Comentários estão fechados.