No final da tarde da última terça-feira (17), às 17h22, o Refúgio Biológico Bela Vista, administrado por Itaipu, ganhou um novo habitante em Foz do Iguaçu: um filhote de anta-brasileira (Tapirus terrestris), cujo nascimento foi registrado em imagens.
Leia também:
Aprecie um ipê-branco florido no centro de Foz do Iguaçu
O sexo da anta, que está em isolamento com a mãe, ainda não foi identificado. É o segundo filhote da espécie a nascer no local em menos de dois meses, com a anta Cenoura, filha de Frida, já podendo ser vista pelos visitantes.
“Em épocas de queimadas, esses registros são um sinal de esperança para o ciclo da vida e das futuras gerações”, descreve Itaipu, complementando que outros animais também se reproduziram recentemente no refúgio, como lontras e veados-bororó.
Atualmente, a área de pesquisas e proteção do Refúgio Biológico Bela Vista abriga 305 animais, de 53 espécies. Segundo a médica-veterinária Aline Luiza Konell, ter imagens como a do nascimento da anta ajuda no conhecimento sobre cada animal.
“Quanto mais informações sobre animais mantidos sob cuidados humanos, melhor, porque com isso conseguimos juntar dados sobre reprodução e comportamentos da espécie: quanto tempo demora o parto, como ocorre esse parto e se o animal vai parir deitado ou em pé. Então, essas informações são muito importantes, porque na natureza a gente tem muita dificuldade de coletar isso”, detalhou.
Em breve, quando já estiver mais adaptada, a anta recém-nascida também poderá ser vista pelos visitantes. Para quem mora em Foz do Iguaçu e municípios da região, não há cobrança de ingressos para fazer a visita guiada ao refúgio.
Comentários estão fechados.