O ministro de Energia da Noruega, Terje Aasland, foi recebido na usina de Itaipu, nessa quarta-feira (2), para uma visita às instalações da hidrelétrica. Aasland está em Foz do Iguaçu para participar das reuniões do G20 sobre temas como transição energética.
Leia também:
Hidrogênio verde faz de Foz pilar da transição energética brasileira
O norueguês foi recebido pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, no Centro de Recepção de Visitantes, e acompanhado por diretores da usina em seu tour por locais como a casa de máquinas, onde ficam as unidades geradoras de energia.
Aasland destacou que, assim como o Brasil, a Noruega investe pesado nas hidrelétricas, que representam 94,3% da eletricidade consumida no país.
“A produção de Itaipu é bastante impressionante”, avaliou o ministro norueguês. “É muito importante ter essa quantidade de energia renovável disponível para alimentar casas e indústrias.”
Na Noruega, a maior parte das aproximadamente 1,8 mil hidrelétricas é de pequeno porte. A maior usina tem capacidade instalada de 1.760 megawatts, equivalente a cerca de duas turbinas e meia de Itaipu. O país ainda investe em energia eólica e solar.
Renato Sacramento, diretor-técnico de Itaipu, celebrou a visita. “É sempre uma satisfação muito grande a gente receber aqui visitas, principalmente um ministro que é da área. Ele é engenheiro eletricista, conhece a usina e o sistema elétrico”, afirmou.
“Ele se mostrou bastante impressionado com a grandeza da Itaipu, e isso é muito bom vindo de um país que tem grande experiência com hidreletricidade”, analisou o diretor, citado pela assessoria.
Comentários estão fechados.