
A diretoria brasileira de Itaipu divulgou, nessa quinta-feira (27), um balanço dos investimentos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Lixo eletrônico: fundação mantém ponto de coleta na Vila A em Foz do Iguaçu
O hospital é o principal centro médico público do extremo-oeste do Paraná, atendendo pacientes de nove municípios da região.
De acordo com Itaipu, o pacote de investimentos teve cerca de R$ 24 milhões em recursos. As melhorias incluíram a modernização do sistema de climatização e a aquisição de veículos e computadores.
O principal investimento, conforme a binacional, contemplou a instalação de um sistema de ar condicionado central para o setor cirúrgico, de última geração.
“Diferentemente de equipamentos residenciais ou comerciais, o ar-condicionado de uma sala de cirurgia tem uma série de especificidades”, detalhou Itaipu. “A principal delas está na purificação do ar, para que não seja um fator de contaminação hospitalar.”
Ielita Santos, diretora do hospital, ressaltou que o novo equipamento melhora a qualidade do atendimento e as condições de trabalho dos profissionais.
“Em uma cidade quente como Foz do Iguaçu, essa era uma necessidade muito grande. Agora, tantos os pacientes como a equipe estão muito melhor acolhidos”, afirmou.
Já Sérgio Boschi, encarregado de obras e manutenções no hospital, citou que a reforma gerou inúmeros desafios, pois a unidade não pode parar.
“Fizemos um revezamento entre as seis salas, reformando um espaço de cada vez. Agora só falta a sala de recuperação”, mencionou.
De acordo com Boschi, uma simples pintura de corredor já exige muito planejamento, bem como flexibilidade para gerenciar o fluxo de pacientes.
Investimentos de Itaipu no hospital
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck atende uma população de cerca de 500 mil habitantes, especialmente usuários do SUS.
Além de Foz do Iguaçu, o centro médico recebe pacientes de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Ramilândia, Itaipulândia, Matelândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu.
O convênio com o hospital faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que atende municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 2 bilhões.
(Com informações de Itaipu Binacional)