![Santa Helena é a sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lago de Itaipu.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/190225joaovanderlei-750x430.jpg)
Nessa terça-feira (18), representantes dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu participaram, em Santa Helena, de uma reunião sobre o programa Mais Ideb.
Leia também:
Itaipu investe R$ 24 milhões em programa de educação na região lindeira
Fruto de parceria entre Itaipu e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, o Mais Ideb prevê investimentos de R$ 24 milhões da binacional. Conforme a hidrelétrica, a iniciativa inclui compra de materiais didáticos e formação continuada de professores e alunos.
O encontro em Santa Helena ocorreu na cidade-sede do Conselho dos Lindeiros, entidade que agrega 15 municípios do Paraná e um do Mato Grosso do Sul (Mundo Novo). Na pauta, a avaliação dos resultados de 2024 e a definição de metas para 2025.
Cintia Bená Valoto, gerente da Divisão de Educação Ambiental de Itaipu, destacou a importância da continuidade do trabalho, iniciado no ano passado. IDEB é a sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, avaliado nacionalmente.
“Ainda não temos o índice do IDEB, porque ano passado não teve a prova, mas já colhemos frutos com a satisfação dos professores e alunos. Por isso, conseguimos a renovação para mais um ano”, apontou.
Já a coordenadora do Mais Ideb nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu, Ana Paula da Silva, reforçou a estratégia de alinhar as ações regionalmente. “O objetivo é a melhoria da educação como um todo”, afirmou.
Os materiais do Mais Ideb, como apostilas de Português e Matemática e livros literários destinados ao público do primeiro ao quinto ano, foram entregues na semana passada. De acordo com Itaipu, o conteúdo beneficiará 39 mil alunos e 1,6 mil professores.
Parceria entre Itaipu e Lindeiros
O Mais Ideb integra as atividades de uma outra iniciativa da binacional, o programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas do governo federal.
O Mais que Energia destina recursos para projetos em 434 municípios da área de influência de Itaipu nos estados do Paraná (399) e Mato Grosso do Sul (35).
(Com informações de Itaipu Binacional)