Lixo eletrônico: fundação mantém ponto de coleta na Vila A em Foz

Local na Avenida Gramado é de acesso público; podem ser descartados itens como celulares, computadores e telas.

Se você tem eletrônicos sem uso em casa e não sabe como descartá-los, atenção para esta dica. A Fundação Itaipu-Brasil de Previdência e Assistência Social (Fibra) mantém um ponto público de coleta de lixo eletrônico, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Fiscalização intercepta carga de R$ 350 mil em agrotóxicos na Ponte da Amizade

De acordo com Itaipu Binacional, o recipiente fica ao lado da portaria, com livre acesso pela Avenida Gramado, n.º 50. O prédio da Fibra se encontra próximo a locais como a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Corpo de Bombeiros e Colégio Anglo-Americano.

Monitores (exceto os de tubo) estão entre os eletrônicos habitualmente coletados no local.
Monitores (exceto os de tubo) estão entre os eletrônicos habitualmente coletados no local. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A lista de eletrônicos aceitos inclui celulares, partes de computadores, nobreaks e monitores, bem como aparelhos de DVD, disquetes, pendrives e cabos.

Por outro lado, não são aceitos itens como televisores e monitores de tubo, pilhas, lâmpadas e cartuchos de impressora.

O material arrecadado tem como destino a empresa Lixotec, que atua há mais de uma década com coleta de eletrônicos em Foz do Iguaçu.

Conforme a Fibra, a parceria visa a oferecer uma maneira fácil, rápida e gratuita de descartar o lixo eletrônico, respeitando a legislação ambiental.

Após o descarte, a Lixotec faz a triagem e separação dos materiais para destinação adequada. Aqueles que ainda funcionam têm seus componentes reaproveitados. Já os demais, quando possível, vão para a reciclagem.

O ponto ao lado da portaria da Fibra existe desde setembro de 2021, tendo recebido, desde então, mais de uma tonelada de eletrônicos.

Sobre o descarte de lixo eletrônico

Devido à presença de componentes que podem danificar o meio ambiente, produtos eletrônicos precisam de ações específicas para o descarte seguro. Além disso, alguns dos itens podem ganhar sobrevida, graças às técnicas de reaproveitamento e reciclagem.

No caso de pilhas, baterias e lâmpadas, Foz do Iguaçu possui pontos de coleta em locais como estacionamentos de supermercados e lojas. Jamais coloque esse tipo de item misturado com o lixo comum ou com os materiais da coleta seletiva.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.