Itaipu participa de lançamento do pacto Meu Município pelos ODS

Evento ocorreu em Brasília, com a presença de representantes do governo federal e de prefeituras de todo o país.

Itaipu Binacional participou, nessa quarta-feira (12), em Brasília, do lançamento do pacto Meu Município pelos ODS. A atividade ocorreu durante a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reuniu chefes de municípios de todo o país.

Leia também:
Bônus Itaipu contribui para segurar a inflação de janeiro no Brasil

De acordo com Itaipu, o pacto Meu Município pelos ODS tem como objetivo implantar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cidades brasileiras. Os ODS integram a agenda de sustentabilidade global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Presente no evento, Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, disse que a binacional do Rio Paraná pode colaborar com o processo.

Verri colocou os projetos da hidrelétrica à disposição dos prefeitos, citando iniciativas como a Escola Internacional para a Sustentabilidade, gerida pelo Itaipu Parquetec.

“Nós também podemos construir novos cursos que permitam pegar a nossa experiência de 50 anos em políticas ambientais e levar para a realidade dos municípios”, reforçou.

Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a iniciativa Meu Município pelos ODS tem adesão voluntária e prevê um pacote de benefícios.

Conforme Itaipu, a lista inclui o uso de ferramentas de planejamento e gestão, formações e capacitações técnicas, bem como um mapa contendo linhas de financiamento.

O compromisso dos municípios consiste, principalmente, em estabelecer um núcleo ou comissão municipal para os ODS. Os representantes locais farão um diagnóstico inicial para a elaboração de um plano de ação e metas.

Itaipu Binacional e os ODS

A hidrelétrica de Itaipu é reconhecida, internacionalmente, por seu trabalho em prol da aplicação dos ODS em sua área de influência no Brasil e no Paraguai.

Editais promovidos pela empresa, por exemplo, levam em conta os ODS como parte das condições para a contratação de produtos e serviços.

Em várias ocasiões, Itaipu já participou de eventos da ONU, compartilhando experiências relacionadas à gestão da água e outras ações de sustentabilidade.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.