Última Kombi vermelha de Itaipu retorna à usina após “aposentadoria”

De 1992, veículo era usado pelos bombeiros da binacional; ação integra a comemoração pelo aniversário do setor de segurança.

Apoie! Siga-nos no Google News

Quem passa em frente à sede do Corpo de Bombeiros de Itaipu, localizada perto da barragem, pode apreciar uma relíquia da frota de veículos da usina: uma Kombi vermelha, ano 1992, que retornou à binacional após 13 anos de “aposentadoria”.

Leia também:
Fuscas temáticos da “Polícia de Itaipu” estão em exibição

Chamada de Valente, a Kombi ainda exibe a placa original (ACN 3696) e hoje pertence a José Carlos Gabriel, apaixonado por carros antigos, que adquiriu o veículo em um concorrido leilão promovido por Itaipu no ano de 2011.

Veículo passou por poucas modificações ao longo dos anos. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
Veículo passou por poucas modificações ao longo dos anos. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

O retorno temporário à usina faz parte das ações comemorativas dos 50 anos do setor de Segurança Empresarial, que também trouxe de volta dois Fuscas da década de 1970, caracterizados como viaturas da Polícia de Itaipu.

Marcio Rodrigo Marquetto Maurício, coordenador do Corpo de Bombeiros de Itaipu, recordou que a Kombi tinha várias utilidades.

“Eu vejo a Kombi ali e sinto saudade, tenho gratidão ao equipamento que nos serviu, de uma forma diferente do que a gente estava acostumado nos Corpos de Bombeiros militares. Lá, a gente utilizava caminhões maiores; aqui, a gente usava uma Kombi dentro da área industrial, para dirigir nas áreas internas da usina”, lembrou.

Já o atual proprietário conta que viajou para vários lugares com a Kombi, como Curitiba (duas vezes), Caiobá, cidades do Sudoeste do Paraná, Santa Rita (Paraguai) e Encarnación (Paraguai), atraindo os olhares por onde passava.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.