Itaipu Binacional e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa) lançaram, nessa segunda-feira (3), o programa Femipa Energia.
Leia também:
Itaipu seleciona consórcio para usina solar flutuante no lago de Itaipu
A iniciativa visa a equipar essas instituições com sistemas de geração solar fotovoltaica, reduzindo significativamente seus custos de energia.
De acordo com Itaipu, o programa, com investimento superior a R$ 81 milhões, instalará 18 megawatts de sistemas de geração fotovoltaica até fevereiro de 2027.
Conforme os cálculos iniciais, a ação poderá gerar economia anual de aproximadamente R$ 11,7 milhões aos hospitais. A cifra corresponde a cerca de 35% do consumo de energia das instituições beneficiadas.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, destacou a importância do programa para as Santas Casas e hospitais filantrópicos. Tais entidades, muitas vezes, enfrentam dificuldades financeiras devido à natureza de seus serviços.
“As santas casas e os hospitais beneficentes não têm lucro nenhum, têm dificuldades financeiras por conta do serviço que prestam. E a conta de energia elétrica faz uma diferença muito grande”, explicou Verri, citado pela assessoria.
Convênio entre Itaipu e Femipa
De acordo com Itaipu e Femipa, o projeto será executado em duas etapas. A primeira etapa, com início previsto para abril de 2025, envolverá a instalação de usinas fotovoltaicas nas unidades hospitalares.
Já a segunda etapa, com início em junho de 2025, estará concentrada na implantação de usinas fotovoltaicas em solo em quatro municípios.
O presidente da Femipa, Charles London, explicou que o investimento de Itaipu possibilitará a instalação de três usinas fotovoltaicas na área de distribuição da Copel e uma da Energisa, em Guarapuava, bem como 29 pequenas usinas em cada um dos hospitais.
“Hoje é um dia importante na história dos hospitais filantrópicos do Paraná, representados pela Femipa, que congrega esses hospitais e os representa”, afirmou London.
A iniciativa integra o programa Itaipu Mais que Energia, que prioriza investimentos em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Paraná e Mato Grosso do Sul.
(Com informações de Itaipu Binacional)