Itaipu Binacional e Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu inauguraram, nessa terça-feira (17), a Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos (UVRO).
Leia também:
Crematório em Foz é aprovado na Câmara e vai à sanção do prefeito
O investimento, avaliado em R$ 8 milhões, é o maior já feito em parceria entre a binacional e a administração do município. O montante inclui a compra de equipamentos e veículos para a operação da unidade-modelo.
O projeto visa a transformar resíduos orgânicos, como restos de alimentos, podas de jardim e resíduos agrícolas, em composto orgânico (adubo). Outro objetivo, conforme Itaipu, é reduzir o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado desses materiais.
A UVRO vai diminuir a quantidade de resíduos enviados ao Aterro Sanitário de Santa Terezinha de Itaipu, prolongando sua vida útil e minimizando a emissão de gases, entre outros elementos com alto potencial de contaminação do solo.
“Hoje, Santa Terezinha tem trabalho reconhecido nacionalmente em coleta seletiva e agora, com esta nova modelagem, buscamos ser referência na valorização de orgânicos também”, disse a prefeita, Karla Galende, citada pela assessoria.
A UVRO promoverá a inclusão socioeconômica de trabalhadores, em parceria com a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti).
Implantação gradual
A implantação da coleta seletiva de resíduos será gradual, começando pelas escolas e grandes geradores, e, em breve, alcançando 100% das residências de Santa Terezinha de Itaipu.
Quando totalmente operacional, a UVRO poderá processar até 350 toneladas de resíduos por mês, gerando mais de cem toneladas de adubo mensalmente, beneficiando tanto a agricultura quanto os espaços urbanos.
(Com informações de Itaipu Binacional e da Prefeitura de Santa Terezinha)