A Superintendência de Manutenção de Itaipu inaugurou, na última sexta-feira (13), o novo prédio da Unidade de Proteção Anticorrosiva e Carpintaria (UPAC), localizado nas proximidades da barragem de concreto.
Leia também:
Itaipu recebe visita de comitiva de hidrelétrica da China
A cerimônia contou com a presença do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e do diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún. Outra estrutura inaugurada foi o escritório de Hidrologia de Campo, que foi completamente reformado.
Segundo Itaipu, o prédio da UPAC tem quase dois mil metros quadrados (m²) de área e vai concentrar as atividades de dois setores da Divisão de Manutenção Civil e Industrial, com foco em pintura e carpintaria.
Os trabalhos de proteção anticorrosiva são feitos por meio de pintura industrial das peças e equipamentos, garantindo maior vida útil. Até então, essa ação era realizada num edifício construído há 30 anos, em um local menos apropriado.
Já a área de carpintaria fabrica os dispositivos de madeira que auxiliam nas atividades de manutenção, como as plataformas instaladas sob as rodas das turbinas da binacional, para a realização de inspeções programadas e tarefas de correção.
“A eficiência de Itaipu, com nossos elevados índices de disponibilidade das unidades geradoras, se deve, justamente, ao trabalho ordenado, estruturado e pensado de nossa manutenção”, destacou o diretor-geral paraguaio, citado pela assessoria.
Hidrologia de Campo de Itaipu
Também foi inaugurado o escritório de Hidrologia de Campo, que foi totalmente reformado. O local ganhou novos banheiros masculino e feminino (com chuveiro) e uma nova copa. A estrutura para trabalho e reuniões foi ampliada.
Conforme Itaipu, é a primeira grande reforma do prédio construído em 2010, próximo ao encontro da barragem de concreto com a de enrocamento. O local tem acesso fácil à rampa utilizada na saída dos barcos para o reservatório da Itaipu.
O setor de Hidrologia de Campo é fundamental para trazer dados hidrológicos confiáveis à operação da usina, como vazão, quantidade de água que passa no Rio Paraná e em seus afluentes, profundidade dos rios e do reservatório, entre outras medições.
(Com informações de Itaipu Binacional)