O setor de Segurança Empresarial da usina de Itaipu está comemorando, em 2024, suas cinco décadas de atuação. Uma das ações é a exposição de dois Fuscas caracterizados como viaturas usadas pelos empregados nas décadas de 1970 e 1980.
Leia também:
Memória: o curioso caso da frota de Fuscas depenados em Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, o Fusca pertencente ao ex-colaborador Luiz Garcia está posicionado na Avenida Tancredo Neves, junto à barreira de acesso à hidrelétrica. O veículo já participou de várias exposições e é bastante conhecido do público iguaçuense.
No acesso pelo lado paraguaio, em Hernandarias, um veículo idêntico, de propriedade do empregado Juan Carlos Olmedo Portillo, também está à mostra para o público.
Os veículos são recriações, com as mesmas cores, autorização de Itaipu para o uso do logotipo da empresa e equipamentos da época, como sirene e giroflex.
O Fusca de Garcia, por exemplo, é um modelo do ano de 1974, adquirido em 2020 e ajustado para ficar igual às viaturas que faziam o patrulhamento de Itaipu e das áreas residenciais administradas pela usina em Foz do Iguaçu.
A sirene é original, obtida pelo proprietário após desmobilização feita pela binacional; já o giroflex veio de um veículo aposentado da Polícia Federal (PF).
O Fusca foi o principal modelo utilizado pela Segurança de Itaipu até meados da década de 1980, quando passou a ser substituído por outros modelos mais modernos para a época, como o Gol.
Comentários estão fechados.