De 28 de outubro a 1.º de novembro, o Paraguai foi sede da IX Semana da Energia, promovida pela Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), com a participação de representantes dos setores público e privado de 27 países.
Leia também:
Itaipu pode contribuir para a transição energética de países da África
O evento teve como sede principal a capital do país, Assunção. O ato de encerramento, contudo, ocorreu em Hernandarias, no lado paraguaio da usina de Itaipu, com um debate sobre a agenda de transição energética na América Latina e no Caribe.
Renato Sacramento, diretor-técnico brasileiro de Itaipu, reforçou a importância da matriz hidrelétrica para os países da região, por ser uma fonte renovável e previsível, com menos variações que a energia eólica e a energia solar.
Sacramento também recordou a recente inclusão de Itaipu no livro Guinness, dos recordes, pela maior produção de energia elétrica acumulada no planeta.
“É um feito a ser comemorado pelo Brasil e Paraguai e todos os presentes neste evento, demonstrando a capacidade latino-americana de valorizar seus recursos naturais e o exemplo da integração entre dois povos”, afirmou.
O evento da OLADE discutiu temas como o desenvolvimento de novas fontes de energia, a produção de combustíveis de nova geração, a aplicação de inteligência artificial no setor, novas tecnologias de armazenamento e os desafios de regulamentação.
A Organização Latino-Americana de Energia é uma organização intergovernamental, criada em 1973 para promover a integração, conservação e utilização dos recursos energéticos na América Latina e no Caribe.
(Com informações de Itaipu Binacional)