Itaipu apresenta estudo de caso sobre biodiversidade na COP16

Apresentação teve como foco as ações aplicadas pela usina em sua área de abrangência na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Itaipu Binacional é uma das participantes da 16.ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP16), que acontece de 21 de outubro a 1.º de novembro na cidade colombiana de Cali.

Leia também:
Itaipu Binacional participa da Convenção da Água na Eslovênia

O estudo de caso “Usina Hidrelétrica de Itaipu – Resultados da Conservação da Biodiversidade por meio de Ações Sociais, Econômicas e Ambientais Integradas” recebeu destaque no painel “Incentivos positivos: a chave para o progresso”.

George Jaksch, coordenador do painel, disse estar impressionado com o número de parceiros mobilizados pela usina. A exposição sobre as ações da binacional esteve a cargo da bióloga Caroline Henn, da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu.

“As atividades da Itaipu na região foram reconhecidas como excelentes exemplos de ‘Melhores Práticas’ na implementação efetiva da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, detalhou Henn, citada pela assessoria da hidrelétrica.

“Foi uma oportunidade muito especial apresentar o trabalho de Itaipu no principal fórum global de discussão e planejamento de ações para a biodiversidade. Ver o trabalho realizado por outras instituições nos inspira a encontrar novas oportunidades e frentes de atuação”, complementou.

Itaipu integra a delegação da coalizão LIFE de Negócios & Biodiversidade no evento. Lançada na COP15, em 2022, a coalizão é composta por um grupo de empresas comprometidas em acelerar a inserção da biodiversidade nos negócios.

Além de Caroline Henn, a comitiva da binacional foi formada pelo engenheiro florestal Luis Cesar Rodrigues da Silva; pelo superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin; pela médica-veterinária Aline Konell; e pelo fotógrafo Alexandre Marchetti. A participação de Itaipu nos debates ocorreu nos dias 24 e 25.

A COP16 tem a participação de representantes de quase 200 países, tendo como foco os compromissos e iniciativas das grandes empresas para acelerar o cumprimento das metas de conservação estabelecidas no Marco Global da Biodiversidade.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.