
Itaipu recebeu, nessa quinta-feira (3), um encontro da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O evento em Foz do Iguaçu teve a coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), com o apoio da binacional.
Leia também:
Itaipu investe em reformas dos armazéns da Conab no Paraná e Mato Grosso do Sul
Na pauta, discussões sobre os principais desafios e oportunidades do sistema elétrico brasileiro. Além disso, temas como a transição energética, a produção e comercialização de energia e os impactos da nova matriz na tarifa também estiveram em destaque.
Arthur Cerqueira Valério, secretário-executivo do MME, disse que o encontro em Itaipu teve como objetivo promover uma aproximação entre o setor elétrico e a comissão.
“A ideia aqui é explicar aos parlamentares a nossa estrutura, os nossos desafios, para que eles tenham uma melhor noção da complexidade do setor e das dificuldades enfrentadas no dia a dia”, detalhou.
Diretor-financeiro brasileiro da binacional, André Pepitone apresentou o painel “O papel socioeconômico e de segurança energética da Usina Hidrelétrica de Itaipu”.
Pepitone falou sobre a natureza jurídica da usina e aspectos de governança, bem como explicou os mecanismos de controle e prevenção adotados pela companhia. Conforme o diretor, a tarifa atual da usina está no menor patamar das últimas duas décadas.
“Itaipu mantém hoje uma das tarifas mais baixas do Brasil, impactando positivamente a vida de milhões de brasileiros”, afirmou Pepitone, citado pela assessoria.
Programação em Itaipu
Nesta sexta-feira, como parte da programação do Encontro de Deputados da Comissão de Minas e Energia, os parlamentares participarão de uma visita técnica à usina.
Em seguida, conhecerão o projeto social de canoagem Meninos do Lago, mantido pela binacional em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem. A iniciativa atende jovens em situação de vulnerabilidade em Foz do Iguaçu e região.
(Com informações de Itaipu Binacional)