Itaipu vai estender coleta de recicláveis para novas cooperativas

Edital de habilitação para seleção das entidades será publicado, nesta sexta-feira (1.º), no Portal do Fornecedor.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

Itaipu Binacional publicará, nesta sexta-feira (1.º), edital de habilitação para a seleção de associações e cooperativas de catadores de Foz do Iguaçu, que farão a coleta e a destinação correta de materiais recicláveis descartados pela empresa.

Leia também:
Itaipu participa de lançamento do programa Alimento Saudável no Prato

Segundo Itaipu, o documento contendo as regras para participação no processo será disponibilizado no Portal do Fornecedor (https://portaldofornecedor.itaipu.gov.br/).

Atualmente, apenas a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coafi) está habilitada para fazer a coleta. A proposta é que as demais associações possam participar, de forma alternada.

A seleção é coordenada pelas equipes técnicas do Departamento de Obras e Manutenção, da Divisão de Serviços e da Divisão de Ação Ambiental, vinculada à Diretoria de Coordenação.

A expectativa é a de que o processo seja concluído até o final do ano, com a formalização dos acordos de cooperação em janeiro de 2025.

Para a habilitação, as entidades devem cumprir alguns requisitos, como não ter fins lucrativos, dispor de infraestrutura física para armazenamento de resíduos, contar com sistema de rateio entre os associados e cooperados, estar cadastradas em órgãos nacionais de controle e no Cadastro de Fornecedores da própria Itaipu.

As cooperativas e associações selecionadas poderão retirar os resíduos na Central de Triagem da usina, uma vez por semana, em sistema de rodízio. O material estará acondicionado em fardos de 200 quilos.

Mensalmente, são gerados entre 3,6 mil e 4,7 mil quilos de resíduos em Itaipu, considerando materiais como papel branco, papelão, papel colorido, garrafas pet, plásticos, entre outros.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.